Um oncologista, também conhecido como especialista em neoplasia, é um médico clínico especializado no tratamento do câncer. O profissional é responsável por auxiliar os pacientes com os cuidados gerais e prescrição de tratamentos sistêmicos como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
Ele é responsável por identificar, diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com tumores malignos, além de realizar exames de diagnóstico e estabelecer estratégias de tratamento adequadas para cada caso.
Em sua rotina, o Oncologista também aconselha familiares e pacientes sobre o tratamento, monitora o progresso e acompanha possíveis efeitos colaterais. Ele também pode ser o responsável por supervisionar a equipe de enfermagem e outros profissionais de saúde para garantir que o paciente obtenha todos os cuidados necessários.
Leia também: Guia Completo do Revalida, feito pela Quero Bolsa.
Em seu dia a dia, o oncologista faz o diagnóstico das doenças neoplásicas, a partir de exames clínicos e laboratoriais. Em seguida, ele prescreve o tratamento adequado, que pode ser medicamentoso ou cirúrgico. Além disso, ele também monitora o progresso do tratamento e avalia a eficácia das ações.
O oncologista também é responsável por aconselhar e orientar os pacientes sobre os cuidados que devem ter, além de prestar informações sobre a doença e o tratamento a ser adotado. Ele também oferece apoio emocional aos pacientes e seus familiares, ajudando-os a lidar com a doença.
Veja também: Teste Vocacional Gratuito da Quero Bolsa
Os oncologistas atuam em hospitais, clínicas e centros de tratamento do câncer. Eles também podem trabalhar em laboratórios, onde realizam pesquisas para desenvolver novas formas de tratamento.
As universidades também englobam a esfera de atuação do profissional, ambiente no qual o oncologista, já especializado difunde seus conhecimentos a outros estudantes sobre o tratamento do câncer.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um médico.
Veja também: Qual pós-graduação devo fazer? Descubra qual é a pós-graduação ideal para seu momento de carreira.
Para se tornar um oncologista, é necessário primeiro obter um diploma de bacharel em Medicina, o que envolve seis anos de estudo em uma instituição de ensino superior, em média. A formação médica inclui módulos de anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia, bioquímica, psiquiatria, medicina geral, etc.
Após a conclusão do curso de graduação, é necessário realizar um programa de residência de três anos em oncologia. Durante esse período, os residentes terão a oportunidade de trabalhar diretamente com pacientes com câncer, aprender sobre tratamentos e práticas médicas apropriadas, além de aprender como usar tecnologias modernas para tratar o câncer.
O estudante também pode optar por uma pós-graduação como forma de aprofundar os seus conhecimentos sobre a área. Nesse caso, o profissional terá mais dois anos de formação adicional em Oncologia, desenvolvendo as principais técnicas referentes à área.
Se você deseja seguir profissionalmente na área médica, confira o Guia Completo de Medicina, feito pela Quero Bolsa
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.