Logo Quero Bolsa

Scouter: tudo sobre a profissão

Aquele que identifica e seleciona talentos

Ele pode representar agências e empresas de diferentes áreas, incluindo organizações de marketing, moda, esporte e artes.

Ver bolsas de até 83%
Action Médio

Sobre a profissão

O que faz um Scouter?

O scouter é o profissional responsável por identificar talentos e intermediar a contratação desses perfis em agências, clubes ou empresas que buscam novos colaboradores.


Seu trabalho é marcado pela busca ativa em áreas como moda, esporte, entretenimento e redes sociais, com o intuito de captar potenciais candidatos.


O scouter também realiza abordagens iniciais, explica como funciona o processo seletivo ou de agenciamento e faz o encaminhamento do indíviduo para as próximas etapas.


É comum que ele marque presença em eventos, feiras, campeonatos, redes sociais ou mesmo em locais públicos, onde pode identificar alguém com perfil promissor.


Mais do que apenas encontrar novos talentos, o scouter analisa qual perfil se encaixa nas necessidades da empresa ou agência que representa, visando renovar elencos, descobrir novas apostas e alimentar um mercado competitivo.


+ Encontre bolsas de estudo para o curso de Marketing

Como atua um Scouter?

O scouter atua para identificar e selecionar talentos, baseando-se em critérios técnicos e estratégicos definidos pela empresa ou agência que representa.


Seu trabalho é pautado por observação constante, pesquisa de perfis, análises de comportamento, abordagens presenciais e participação em eventos.


Ao identificar um indivíduo com potencial, o scouter faz o contato inicial, explica os próximos passos, agenda entrevistas ou sessões de teste e acompanha a evolução do candidato até que ele seja avaliado pela equipe responsável.


Em muitos casos, também ajuda na montagem do portfólio, gravação de vídeos ou orientação básica para as primeiras etapas.

Onde atua um Scouter?

O scouter pode atuar em agências de modelos, agências de casting, clubes esportivos, produtoras de conteúdo, empresas de marketing de influência, organizações de e-sports e consultorias especializadas em recrutamento artístico.


Também há espaço para scouters no ambiente digital, com foco em creators e influenciadores. Nesse cenário, eles observam o engajamento, a autenticidade e o potencial de crescimento de perfis em redes sociais.

Por que ser um Scouter?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Scouter?

Não há um caminho consolidado para se tornar um scouter. No entanto cursos e experiências que estimulem habilidades analíticas, como comunicação e conhecimento do setor em que deseja atuar, são valorizados.

Muitos profissionais dão início à carreira trabalhando em agências, clubes ou empresas do ramo como assistentes, até ganharem experiência e assumirem o papel de scouter. Também é possível se destacar por meio da rede de contatos ou por uma boa atuação em redes sociais.

Além disso, cursos de curta duração sobre gestão de talentos, moda, casting, marketing ou psicologia do comportamento podem ajudar o profissional a desenvolver a percepção técnica para identificar talentos.

Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Marketing em sua região.

Oportunidades para se tornar Scouter

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Action Médio

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?