logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Segundo-sargento do Exército: tudo sobre a profissão

Militar graduado do Exército Brasileiro. Na hierarquia do Exército, acima de Taifeiros, Cabos e Soldados
segundo-sargento do exército

Sobre a profissão

O Segundo-sargento do Exército é um praça graduado na hierarquia das Forças Armadas. Dentre os graduados, o subtenente e o 1º Sargento estão acima na graduação, enquanto o 3º Sargento, Taifeiros (Mor, 1ª e 2ª Classe) e Soldados estão abaixo na hierarquia do Exército.


Vale relembrar que acima dos graduados estão os oficiais do Exército. Os oficiais generais estão na parte mais alta dos postos do Exército, formada pelos Marechal, General do Exército, General de Divisão e General de Brigada. Os oficiais superiores são Coronel, Tenente-Coronel e Major; o Capitão é o oficial intermediário e, por fim, Tenentes e o Aspirante a Oficial estão na primeira escala do oficialato.

O sargento está apto para comandar soldados (em geral, entre 10 e 15 soldados) e auxiliar no comando de pelotões, que é caracterizado por possuir um número mais volumoso de militares em sua constituição. Vale destacar que o sargento está ligado ao auxílio com informações, administração e operações do cotidiano dos militares.


De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio nacional de 2º Sargento no Exército Brasileiro é de R$6.893,00 por mês.

A atuação do segundo-sargento acontece em quartéis, acampamentos militares e locais de instrução. Nesses cenários, o profissional exerce funções de comando, instruções e treinamentos. Vale relembrar que as ações de um sargento podem abranger orientações para com soldados e auxílio de operações nos departamentos e divisões.

Por que ser um Segundo-sargento do Exército?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Segundo-sargento do Exército

    Como se tornar um Segundo-sargento do Exército?

    De acordo com o Exército Brasileiro, há necessidade da pessoa interessada ser aprovada em concurso público de âmbito nacional, de acordo com a faixa etária e nível de escolaridade, para as seguintes escolas militares: Escola de Sargentos das Armas, Escola de Sargentos de Logística e Centro de Instrução de Aviação do Exército


    Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o Curso Preparatório para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPECx), acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.