logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Terceiro-sargento do Exército: tudo sobre a profissão

O profissional do Exército responsável pelo comando de um grupo de combate. Sua atuação demanda conhecimentos militares e forte qualidade de mando. O profissional deve passar por outras etapas até alcançar essa graduação
terceiro-sargento do exército

Sobre a profissão

O terceiro-sargento ocupa a graduação de forma sequencial ao cabo. Nesse sentido, o profissional é considerado um praça, já que não possui posto, mas, sim, graduação. 


A função mais comum desempenhada pelo terceiro-sargento é o comando de um grupo de combate formado por um número pequeno de homens. Por conta disso, o terceiro-sargento deve ser um exemplo para seu grupo de comando, possuindo fortes competências de liderança e plena capacidade de executar comandos militares.

O terceiro-sargento dá as orientações básicas aos soldados, como, por exemplo, comandos militares, marcha, formalidades para com os superiores, treinamentos físicos, além de acompanhar os resultados individuais de cada soldado. 

Entre as atividades que podem ser desempenhadas pelo profissional, também se destacam a chefia de segurança do quartel e a responsabilidade pela ação de seus subordinados. Para isso, o profissional deve estar apto para intervir em situações de extrema periculosidade, possuindo frieza e tranquilidade.

A atuação do terceiro-sargento acontece em quartéis, acampamentos militares e locais de instrução. Nesses cenários, o profissional exerce funções de comando, instruções, treinamentos, entre outras competências referentes à sua função.

De acordo com o Exército Brasileiro, o soldo (remuneração básica militar) do terceiro-sargento é de 3.825,00. Confira, também, mais informações sobre profissões militares relacionadas.

Por que ser um Terceiro-sargento do Exército?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Terceiro-sargento do Exército

    Como se tornar um Terceiro-sargento do Exército?

    Para se tornar terceiro-sargento, o profissional deve passar por graduações anteriores, vindo a ser, anteriormente, soldado. Nesse sentido, um dos caminhos disponíveis é o Serviço Militar Obrigatório, o que permite a realização do Curso de Formação de Cabos (CFC) e, posteriormente, o Curso de Formação de Sargento Temporário (CFST).

    Confira a ordem hierárquica dos praças do Exército em ordem crescente:

    • Soldado
    • Cabo
    • 3º Sargento
    • 2º Sargento
    • 1º Sargento
    • Subtenente

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.