O soldado do Exército compõe a força de combatentes terrestres responsáveis por defender o país e as leis que estabelecem o Brasil enquanto nação. Enquanto primeira graduação do Exército - isto é, o cargo que ocupa o jovem ingressante -, os soldados compõem sua base mais numerosa, com mais de 200 mil homens e mulheres.
Os soldados do Exército são submetidos a treinos rigorosos de aprimoramento físico e disciplinar para ingressar nas diversas missões conduzidas pela Força Terrestre das Forças Armadas do país. Tais missões são, em geral, relacionadas à defesa das fronteiras terrestres e da soberania nacional, além da garantia do cumprimento das leis dentro do território.
O soldado do Exército atua nos quartéis e nas missões para as quais é designado. Sua rotina inclui treinamentos físicos e disciplinares rigorosos, que envolvem muitos exercícios, simulações de combate e situações de conflito, bem como manuseio de armas de todos os portes. Os soldados são submetidos a treinamentos de luta para aprender técnicas de combate. Em missões, suas tarefas são elaboradas considerando a proteção do território, a defesa da população civil, a defesa da Constituição e a atuação nas vias terrestres.
A média salarial dos soldados do Exército no Brasil é de R$ 1.543, segundo o portal de recrutamento Vagas.com.
O soldado do Exército desempenha suas funções nos quartéis do Exército ou nos territórios em que estejam cumprindo missões (urbanos ou rurais).
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Há duas formas de ingressar no Exército.
É possível se tornar soldado do Exército por meio do alistamento militar obrigatório para homens que completam 18 anos - entretanto, nessa modalidade não é possível migrar para o serviço de carreira.
Para se tornar um militar de carreira, é possível ingressar no Exército por meio dos muitos concursos públicos que não são restritos apenas a homens. Os militares concursados têm a possibilidade de crescer profissionalmente dentro do Exército e migrar progressivamente para patentes mais altas.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.