logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Soldado do exército: tudo sobre a profissão

Aquele que é responsável por proteger a Constituição e o país. . Os soldados são considerados a essência do Exército e das forças que protegem o solo do Brasil.
soldado do exército

Sobre a profissão

O soldado do Exército compõe a força de combatentes terrestres responsáveis por defender o país e as leis que estabelecem o Brasil enquanto nação. Enquanto primeira graduação do Exército - isto é, o cargo que ocupa o jovem ingressante -, os soldados compõem sua base mais numerosa, com mais de 200 mil homens e mulheres.

Os soldados do Exército são submetidos a treinos rigorosos de aprimoramento físico e disciplinar para ingressar nas diversas missões conduzidas pela Força Terrestre das Forças Armadas do país. Tais missões são, em geral, relacionadas à defesa das fronteiras terrestres e da soberania nacional, além da garantia do cumprimento das leis dentro do território.

O soldado do Exército atua nos quartéis e nas missões para as quais é designado. Sua rotina inclui treinamentos físicos e disciplinares rigorosos, que envolvem muitos exercícios, simulações de combate e situações de conflito, bem como manuseio de armas de todos os portes. Os soldados são submetidos a treinamentos de luta para aprender técnicas de combate. Em missões, suas tarefas são elaboradas considerando a proteção do território, a defesa da população civil, a defesa da Constituição e a atuação nas vias terrestres.

A média salarial dos soldados do Exército no Brasil é de R$ 1.543, segundo o portal de recrutamento Vagas.com.

O soldado do Exército desempenha suas funções nos quartéis do Exército ou nos territórios em que estejam cumprindo missões (urbanos ou rurais).

Por que ser um Soldado do exército?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Soldado do exército

    Como se tornar um Soldado do exército?

    Há duas formas de ingressar no Exército.

    É possível se tornar soldado do Exército por meio do alistamento militar obrigatório para homens que completam 18 anos - entretanto, nessa modalidade não é possível migrar para o serviço de carreira.

    Para se tornar um militar de carreira, é possível ingressar no Exército por meio dos muitos concursos públicos que não são restritos apenas a homens. Os militares concursados têm a possibilidade de crescer profissionalmente dentro do Exército e migrar progressivamente para patentes mais altas.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.