logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Subtenente do Exército: tudo sobre a profissão

Aquele que supervisiona o trabalho do quadro de praças. Os subtenentes compõem a mais alta graduação dos praças do Exército
subtenente do exército

Sobre a profissão

O subtenente é o praça com mais alta graduação do quadro e está hierarquicamente acima dos outros praças. Acima dele estão os militares do quadro de oficiais, como aspirantes, segundos-tenentes e primeiros-tenentes.

O subtenente faz a ponte entre os oficiais, seus superiores, e os praças de graduação inferior: em ordem decrescente, primeiros-sargentos, segundos-sargentos, terceiros-sargentos, cabos, taifeiros e soldados.

Entre suas atribuições, estão a supervisão dos praças e o papel de adjunto de comando de um pelotão, uma companhia, um batalhão ou uma brigada, a depender do contexto em que está trabalhando.

O subtenente do Exército trabalha fazendo a ponte entre os oficiais e os praças graduados, orientando e comandando o contingente de praças a partir das ordens de seus superiores. Ele também pode atuar como adjunto de comando das unidades militares nas quais trabalha, apoiando os oficiais superiores na tomada de decisões e administrando as forças táticas.

O salário médio de um subtenente do Exército no país é de R$ 9.717, de acordo com dados do portal de recrutamento Glassdoor.

O subtenente trabalha nos quartéis do Exército ou nos territórios em que esteja cumprindo alguma missão.

Por que ser um Subtenente do Exército?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Subtenente do Exército

    Como se tornar um Subtenente do Exército?

    Para se tornar um subtenente, é necessário ingressar no quadro de praças do Exército como soldado e acumular experiência, por tempo de carreira, para receber as promoções automáticas até subtenente.


    O primeiro passo é ingressar no Exército a partir do alistamento militar obrigatório e acumular experiência na carreira de praça até chegar a subtenente, realizando os devidos cursos de formação ao longo da carreira

    Prestar concurso para a carreira de praças, como o da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), e acumular experiência até chegar a subtenente, realizando os devidos cursos de formação ao longo da carreira

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.