O subtenente é o praça com mais alta graduação do quadro e está hierarquicamente acima dos outros praças. Acima dele estão os militares do quadro de oficiais, como aspirantes, segundos-tenentes e primeiros-tenentes.
O subtenente faz a ponte entre os oficiais, seus superiores, e os praças de graduação inferior: em ordem decrescente, primeiros-sargentos, segundos-sargentos, terceiros-sargentos, cabos, taifeiros e soldados.
Entre suas atribuições, estão a supervisão dos praças e o papel de adjunto de comando de um pelotão, uma companhia, um batalhão ou uma brigada, a depender do contexto em que está trabalhando.
O subtenente do Exército trabalha fazendo a ponte entre os oficiais e os praças graduados, orientando e comandando o contingente de praças a partir das ordens de seus superiores. Ele também pode atuar como adjunto de comando das unidades militares nas quais trabalha, apoiando os oficiais superiores na tomada de decisões e administrando as forças táticas.
O salário médio de um subtenente do Exército no país é de R$ 9.717, de acordo com dados do portal de recrutamento Glassdoor.
O subtenente trabalha nos quartéis do Exército ou nos territórios em que esteja cumprindo alguma missão.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um subtenente, é necessário ingressar no quadro de praças do Exército como soldado e acumular experiência, por tempo de carreira, para receber as promoções automáticas até subtenente.
O primeiro passo é ingressar no Exército a partir do alistamento militar obrigatório e acumular experiência na carreira de praça até chegar a subtenente, realizando os devidos cursos de formação ao longo da carreira
Prestar concurso para a carreira de praças, como o da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), e acumular experiência até chegar a subtenente, realizando os devidos cursos de formação ao longo da carreira
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.