Na lista de postos e graduações do Exército Brasileiro, o Segundo-tenente é um oficial subalterno que está hierarquicamente abaixo dos oficiais superiores (Coronel, Tenente-coronel e Major) e oficiais intermediários (Capitão). O Primeiro-tenente, que apresenta mais anos de experiência que o Segundo-tenente, e o Aspirante a oficial também são oficiais subalternos do Exército.
Ainda sobre a hierarquia neste ramo das Forças Armadas, os graduados estão abaixo do Segundo-tenente na hierarquia do Exército. O Subtenente, Primeiro-sargento, Segundo-sargento, Terceiro-sargento, Taifeiro-mor, Cabo, Taifeiro (1ª Classe e 2ª Classe) e Soldado são graduados na hierarquia do Exército.
Os oficiais das Forças Armadas exercem funções de comando e gestão. No caso dos Tenentes, que possuem atuações operacionais, o comando de um pelotão é a principal atribuição deste oficial. Por curiosidade, o Capitão (oficial intermediário) está acima dos Tenentes (oficiais subalternos) e, por isso, ele realiza o elo e a aproximação entre os oficiais superiores e os oficiais subalternos.
Veja também as informações sobre: Terceiro-sargento da Marinha e Terceiro-sargento do Exército no Guia de Profissões da Quero Bolsa.
Por ter responsabilidades com o comando de um pelotão, unidade militar que possui aproximadamente 50 integrantes, o Segundo-tenente terá atuação próxima aos graduados e demais integrantes. Portanto, o Tenente terá proximidade com grupos de combate e militares que são especialistas em determinadas áreas, como a saúde.
Em 2019, o soldo (remuneração básica) do Segundo-tenente do Exército foi estimado em R$7.490,00, de acordo com a tabela dos Soldos divulgada pelas Forças Armadas. Vale destacar que os militares recebem adicionais e/ou gratificações que, consequentemente, aumentam o valor total do salário. O soldo militar está diretamente ligado à patente ocupada pelo militar na hierarquia das Forças Armadas.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Em geral, o militar inicia como aspirante (interstício de seis meses no posto) e assume o cargo de Segundo-Tenente (interstício de dois anos). De acordo com o Exército Brasileiro, o Guia de Ingresso para o ano de 2022 apresenta os seguintes itens aos candidatos que prestarem o concurso para admissão:
Vale destacar que o candidato deve estar atento às diretrizes de idade mínima nos editais do Exército Brasileiro. Para a promoção ao posto de Primeiro-tenente, o Segundo-tenente (Armas, Quadros ou Serviços) deve ter, no mínimo, 36 (trinta e seis) meses (três anos) no posto de Segundo-tenente.
Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o Curso Preparatório para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPECx), acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.