logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Primeiro-tenente do exército: tudo sobre a profissão

Responsável pelo comando de um pelotão. Militar que integra o oficialato das Forças Armadas.
primeiro-tenente do exército

Sobre a profissão

O Primeiro-Tenente pertence ao oficialato das Forças Armadas. Na hierarquia do Exército, ele está situado à frente de cabos e sargentos; atrás de capitão, major, coronel e general (oficiais intermediários, superiores e oficiais generais). Portanto, este militar está inserido em uma hierarquia superior aos denominados “praças” (soldado, cabo, sargentos e subtenente) e aos praças especiais (cadetes e aspirantes).


O Primeiro-Tenente, reconhecido como oficial subalterno, está presente na Força Aérea Brasileira, na Marinha e no Exército.

A principal função do Primeiro-Tenente é o comando de pelotão. Em geral, o militar inicia como aspirante, assume o cargo de Segundo-Tenente e, posteriormente, se torna Primeiro-Tenente. O processo de ascensão hierárquica costuma levar três anos para a patente de Primeiro-Tenente.

Suas atribuições são com o comando de um pelotão que, geralmente, possui entre 30 e 50 soldados em sua constituição. Os pelotões atendem as demandas e situações de uma companhia (subunidade formada por vários pelotões) ou de um batalhão (uma unidade militar).


Em geral, um Tenente-Coronel ou um Coronel é o comandante de um batalhão, um Capitão ou um Major realiza o comando de uma companhia e, como mencionado, o Primeiro-Tenente é o comandante de um pelotão.


De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, a média salarial de um Primeiro-Tenente no Brasil é de R$9.551,00 no Brasil.

Por que ser um Primeiro-tenente do exército?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Primeiro-tenente do exército

    Como se tornar um Primeiro-tenente do exército?

    O Primeiro-Tenente é um oficial e, para chegar ao mencionado posto, o militar precisa galgar patamares perante a hierarquia do Exército. Em geral, o militar precisará de três anos ou quatro anos, desde o ingresso na carreira, para assumir o posto de Primeiro-Tenente.

    No Exército Brasileiro, os subalternos ao Primeiro-Tenente são o Segundo-Tenente e o Aspirante. Além do Subtenente, Primeiro, Segundo e Terceiro-Sargento, Cabo e Taifeiros (Mor, Primeira e Segunda Classe).

    Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o Curso Preparatório para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPECx), acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.