Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Taifeiro do Exército: tudo sobre a profissão

Os taifeiros são profissionais essenciais nas embarcações da Marinha e nas bases da Aeronáutica ou do Exército;. Suas tarefas são essenciais para manter o funcionamento eficiente dessas instituições, sendo responsáveis por garantir o funcionamento das operações de alimentação e alojamento.
taifeiro do exército

Sobre a profissão

O taifeiro é um profissional encarregado das atividades de alimentação e alojamento em embarcações da Marinha ou em bases da Aeronáutica ou do Exército. Eles desempenham um papel fundamental no fornecimento de refeições e no conforto dos tripulantes ou pessoal da área militar.


O profissional pode atuar conjuntamente com o cozinheiro no auxilio da preparação de alimentos, bem como na organização das mesas. Além disso, o taifeiro pode exercer a função de garçom, servindo os alimentos aos demais profissionais, sejam graduados ou oficiais.


O taifeiro pode atuar em diferentes segmentos das forças armadas, incluindo o Exército, Marinha e Aeronáutica. Nesse contexto, suas atribuições são equivalentes nos diferentes setores, possuindo, entretanto, diferenças pontuais de localidade e tarefas.


Em sua rotina o profissional desenvolve atividades ligadas à:


  • Limpeza e organização;
  • Preparação de alimentos;
  • Abastecimento dos recursos necessários no quartel.


Em suas tarefas, ele aplica as normas de segurança devidas e atua com o objetivo de garantir a segurança e o conforto dos demais soldados.


Assim como destacado anteriormente, o taifeiro ocupa o quadro dos praças na hierarquia militar. Desse modo, o profissional não possui patente, já que não faz parte do oficialato.


Confira a hierarquia militar dos praças do Exército Brasileiro em ordem crescente:


Em seu dia a dia, o taifeiro limpa, organiza e higieniza os alojamentos e as áreas comuns dos quartéis, manuseando produtos de limpeza e utilizando técnicas específicas de conservação e arrumação dos ambientes. Além disso, ele trabalha na cozinha, preparando os alimentos, e também realiza o serviço de garçom, servindo as refeições para o restante dos soldados.

O taifeiro também pode exercer atuação em ambientes não militares, incluindo embarcações turísticas e comerciais. Nesse contexto, o profissional deverá contar com o curso preparatório de taifeiro offshore, formação que auxilia o estudante no desenvolvimento profissional.

No Exército, o taifeiro atua nas instalações e imediações do quartel, exercendo as atribuições já destacadas. Suas atividades, entretanto, também podem acontecer nos demais eixos das forças armadas, incluindo a Marinha e a Aeronáutica, setores que igualmente demandam a presença do profissional.


As atividades desenvolvidas pelo profissional nos diferentes eixos possuem diferenças pontuais. Na Marinha, por exemplo, o taifeiro poderá atuar em alto mar, auxiliando o chefe no preparo de alimentos, ocupando tarefas de limpeza de roupas e cômodos, além das demais incumbências de sua função.


Nesse ponto, os requisitos necessários para a função também podem variar de acordo com a área de interesse do profissional. Porém, em geral, o taifeiro deverá possuir formação completa em um curso preparatório, além de prestar o concurso necessário para seu ingresso.


De acordo com a plataforma Glassdoor, o salário do taifeiro é de, em média, R$ 1.861,00.

Por que ser um Taifeiro do Exército?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Taifeiro do Exército?

    Para se tornar taifeiro, é necessário inscrever-se no concurso do Exército específico para seleção na área. Além disso, é importante ter realizado um curso de capacitação para a profissão.

    Os procedimentos necessários variam de acordo com o eixo de atuação de interesse do profissional. Os requisitos para atuar como taifeiro na Marinha, por exemplo, se diferem em relação a Aeronáutica e Exército.

    Saiba, porém, que existem requisitos comuns nos diferentes setores das forças armadas, como:

    • Ser brasileiro;
    • Possuir o curso preparatório completo em seu respectivo setor de interesse;
    • Prestar o concurso para a atuação na área visada.

    O curso preparatório para a atuação profissional na área possui duração média de 16 a 20 semanas. Vale ressaltar que o período de formação pode variar de acordo com a instituição de oferta.

    Qual curso fazer para ser Taifeiro do Exército?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Quais cidades têm cursos de Segurança Privada?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.