O cabo do Exército é o soldado que realizou o Curso de Formação de Cabos e conquista a primeira graduação na hierarquia do quadro de praças, isto é, a patente de cabo.
A diferença de um posto para outro é que, ao se tornar cabo, este profissional passa a supervisionar o trabalho dos soldados (contingente mais numeroso das Forças terrestres) e a executar missões específicas, nas quais exerce um papel de chefia em relação aos soldados.
Dentro da hierarquia do Exército, os cabos têm patente superior à dos soldados e inferior à de sargentos e suboficiais.
O cabo do Exército atua juntamente aos soldados, servindo como liderança do contingente de base. A ele são designadas missões especiais, as quais envolvem orientação direta dos sargentos.
O cabo atua nas bases do Exército, a depender do tipo de função que exerce. O cabo pode trabalhar na Infantaria, na Artilharia ou na Cavalaria.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um cabo, pode-se partir do alistamento militar obrigatório: o ingressante deve ser homem, ter completado 18 anos no ano do alistamento e passar pelas etapas de seleção que o designarão para ingressar nas Forças Terrestres, que envolvem avaliações físicas e psicológicas. Após se tornar soldado, o aspirante a cabo deve fazer o Curso de Formação de Cabos (CFC).
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.