Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Sinaleiro: tudo sobre a profissão

O profissional que coordena a movimentação de cargas, por meio de sinais visuais e equipamentos eletrônicos. Ele preza pela segurança e adota estratégias que previnem acidentes.
sinaleiro

Sobre a profissão

O sinaleiro, também conhecido como operador de sinais, coordena a movimentação de cargas e zela pela segurança das operações. Ele estabelece a comunicação com operadores de máquinas, utilizando sinais manuais ou equipamentos específicos para direcionar o manuseio dos materiais.


Além de controlar as operações de elevação, o sinaleiro é responsável por inspecionar os equipamentos de movimentação e as cargas a serem transportadas, verificando se os itens estão engatados antes de iniciar o processo.


+ Veja bolsas de estudo para o curso de Logística

Na prática, o sinaleiro utiliza uma combinação de sinais manuais padronizados e, ocasionalmente, dispositivos eletrônicos de comunicação, guiando os operadores durante as operações de levantamento e movimentação de cargas.


A carreira é pautada pela segurança, e o sinaleiro mantém a ordem e evita acidentes no local de trabalho.

 

Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Sinaleiros são encontrados em canteiros de obras. Seus serviços contribuem para a execução de projetos com guindastes e outros equipamentos de elevação. Além disso, podem atuar em portos, onde coordenam o carregamento e descarregamento de cargas de navios, e em grandes fábricas ou depósitos, gerenciando a movimentação interna de materiais.

Por que ser um Sinaleiro?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Sinaleiro?

    A formação para se tornar um sinaleiro geralmente começa com um curso de capacitação técnica, que pode ser oferecido por instituições de formação profissional. Nesses programas, os futuros sinaleiros aprendem sobre os princípios básicos aplicados à movimentação de cargas, os diferentes tipos de sinais utilizados no campo e as normas de segurança vigentes. 

    Embora uma formação acadêmica específica não seja exigida, é importante que o profissional disponha de uma compreensão devida das práticas de segurança do trabalho.

    A experiência adquirida em estágios ou como assistente em canteiros de obras é valorizada. Com o tempo, à medida que acumulam prática, os sinaleiros podem assumir projetos de maior porte e, eventualmente, liderar equipes.

    Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Logística em sua região.

    Qual curso fazer para ser Sinaleiro?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?