Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Terceiro-sargento da Polícia Militar: tudo sobre a profissão

Aquele que promove elo entre os oficiais e os graduados da Polícia Militar. A atuação pode ser administrativa ou mais próxima de grupos de combate
terceiro-sargento da polícia militar

Sobre a profissão

O terceiro-sargento da Polícia Militar é o profissional da corporação que assume funções operacionais e de supervisão. Ele comanda unidades, organiza patrulhas, operações e zela pela segurança pública. Além disso, coordena ações preventivas e ostensivas, realizando o policiamento, atendendo ocorrências e atuando em situações de emergência.


Fora de campo, o terceiro-sargento desempenha funções administrativas, como a elaboração de relatórios, controle de escalas de serviço e o cumprimento de ordens superiores. Ele é um elo entre a tropa e os oficiais superiores, assegurando que as diretrizes e estratégias sejam executadas prontamente, com foco na proteção da sociedade e no cumprimento das leis.


+ Veja bolsas de estudo para o curso de Segurança Pública

O terceiro-sargento da Polícia Militar desempenha atividades operacionais e administrativas. Sua rotina é caracterizada pela coordenação de patrulhas, liderança de grupos policiais em operações e policiamento ostensivo.


O expediente do profissional é pautado por orientações estratégias conferidas por superiores. Ele, então, distribui as tarefas, monitorando o desempenho e solucionando problemas conforme surgem. Além disso, acompanha e verifica o andamento de patrulhas, pontos de controle e outras atividades de segurança preventiva.


O terceiro-sargento também gerencia escalas de serviço, elabora relatórios sobre ocorrências e operações realizadas, além de monitorar o uso de materiais e viaturas.


Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

O terceiro-sargento da Polícia Militar pode atuar em batalhões de policiamento ostensivo, coordenando equipes em patrulhas, operações e atendendo ocorrências em áreas urbanas e rurais. Além disso, pode ser designado para unidades especializadas, como batalhões de choque, policiamento rodoviário, ambiental ou em operações com cães e cavalaria.


Ele também pode exercer em funções administrativas dentro da Polícia Militar, supervisionando o controle de escalas, relatórios operacionais, logística de materiais e apoio às atividades de planejamento.


Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!

Por que ser um Terceiro-sargento da Polícia Militar?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Terceiro-sargento da Polícia Militar?

    Para se tornar um terceiro-sargento da Polícia Militar, o candidato deve ingressar na corporação por meio de concurso público. O processo seletivo exige a conclusão do Ensino Médio, idade mínima de 18 anos cumprimento dos requisitos físicos e de saúde estabelecidos pelo edital. Além disso, é necessário passar por provas teóricas, testes de aptidão física, avaliações médicas e psicológicas.

    Após ser aprovado no processo, o candidato ingressa na Polícia Militar como soldado ou aluno de uma academia de formação. Para alcançar o posto de terceiro-sargento, o policial precisa ter tempo de serviço e passar por cursos de formação ou especialização, como o Curso de Formação de Sargentos (CFS).

    Qual curso fazer para ser Terceiro-sargento da Polícia Militar?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.