logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Terceiro-sargento da Polícia Militar: tudo sobre a profissão

Aquele que promove elo entre os oficiais e os graduados da Polícia Militar. A atuação pode ser administrativa ou mais próxima de grupos de combate
terceiro-sargento da polícia militar

Sobre a profissão

Dentre os sargentos, o Terceiro-sargento possui cotidiano mais operacional, comandando pequenos grupos de combate e, neste segundo caso, sua atuação de liderança se assemelha a de um oficial. No dia a dia, as demandas podem ser administrativas e/ou de instrução aos demais graduados. 

Vale destacar que o sargento possui graduação hierárquica superior aos cabos e soldados; e inferior aos subtenentes. Consequentemente, os sargentos também são subordinados aos oficiais subalternos (Primeiro e Segundo-Tenente), intermediários (Capitão) e superiores (Major, Tenente-Coronel e Coronel) da Polícia Militar.

Em geral, os sargentos atuam diretamente com questões técnicas dos subordinados na hierarquia militar e, portanto, sua função demanda um posicionamento de liderança e conhecimento do cotidiano. Atuando no comando de cabos e soldados, o bom andamento das funções e atividades dos também graduados é uma das responsabilidades do sargento. 

De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio de um Terceiro-sargento no país é de R$4.538,00 no Brasil.

Veja também as informações sobre: Terceiro-sargento da Marinha e Terceiro-sargento do Exército no Guia de Profissões da Quero Bolsa. 

Por atuar como um elo entre os oficiais e os graduados, a atuação do Terceiro-sargento pode atingir diversas dependências do dia a dia da corporação. O Terceiro-Sargento da Polícia Militar deverá desempenhar funções mais próximas de cabos e soldados, que executam ações operacionais, mas sua atuação também poderá envolver ações em questões administrativas.

Para ver mais informações sobre as áreas de atuação e primeiros passos nesta carreira, confira a página de Policial Militar no Guia de Profissões da Quero Bolsa. Não deixe de conferir as páginas para carreiras específicas dentro da PM: capitão da Polícia Militar, cabo da Polícia Militar, coronel da Polícia Militar, Primeiro-tenente da Polícia Militar e major da Polícia Militar.

Por que ser um Terceiro-sargento da Polícia Militar?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Terceiro-sargento da Polícia Militar

    Como se tornar um Terceiro-sargento da Polícia Militar?

    Na hierarquia da Polícia Militar, o graduado inicia sua escalada como soldado de segunda classe, após aprovação em concurso público. Para ser promovido ao posto de soldado de primeira classe, há obrigatoriedade do interstício de dois anos para ascensão hierárquica. O cargo de sargento é obtido após cinco anos de atuação como soldado e posterior aprovação no concurso interno.

    Após a aprovação, os candidatos iniciam o Curso de Formação de Sargentos (CFS)

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.