Dentre os sargentos, o Terceiro-sargento possui cotidiano mais operacional, comandando pequenos grupos de combate e, neste segundo caso, sua atuação de liderança se assemelha a de um oficial. No dia a dia, as demandas podem ser administrativas e/ou de instrução aos demais graduados.
Vale destacar que o sargento possui graduação hierárquica superior aos cabos e soldados; e inferior aos subtenentes. Consequentemente, os sargentos também são subordinados aos oficiais subalternos (Primeiro e Segundo-Tenente), intermediários (Capitão) e superiores (Major, Tenente-Coronel e Coronel) da Polícia Militar.
Em geral, os sargentos atuam diretamente com questões técnicas dos subordinados na hierarquia militar e, portanto, sua função demanda um posicionamento de liderança e conhecimento do cotidiano. Atuando no comando de cabos e soldados, o bom andamento das funções e atividades dos também graduados é uma das responsabilidades do sargento.
De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio de um Terceiro-sargento no país é de R$4.538,00 no Brasil.
Veja também as informações sobre: Terceiro-sargento da Marinha e Terceiro-sargento do Exército no Guia de Profissões da Quero Bolsa.
Por atuar como um elo entre os oficiais e os graduados, a atuação do Terceiro-sargento pode atingir diversas dependências do dia a dia da corporação. O Terceiro-Sargento da Polícia Militar deverá desempenhar funções mais próximas de cabos e soldados, que executam ações operacionais, mas sua atuação também poderá envolver ações em questões administrativas.
Para ver mais informações sobre as áreas de atuação e primeiros passos nesta carreira, confira a página de Policial Militar no Guia de Profissões da Quero Bolsa. Não deixe de conferir as páginas para carreiras específicas dentro da PM: capitão da Polícia Militar, cabo da Polícia Militar, coronel da Polícia Militar, Primeiro-tenente da Polícia Militar e major da Polícia Militar.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Na hierarquia da Polícia Militar, o graduado inicia sua escalada como soldado de segunda classe, após aprovação em concurso público. Para ser promovido ao posto de soldado de primeira classe, há obrigatoriedade do interstício de dois anos para ascensão hierárquica. O cargo de sargento é obtido após cinco anos de atuação como soldado e posterior aprovação no concurso interno.
Após a aprovação, os candidatos iniciam o Curso de Formação de Sargentos (CFS)
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.