A rotina de trabalho do enfermeiro é caracterizada por atividades voltadas à prestação de cuidados de saúde. Ele é encarregado de prestar cuidados básicos a indivíduos, famílias e comunidades, prevenindo doenças, tratando pacientes e coordenando equipes de saúde.
Em um dia típico, o enfermeiro inicia seu expediente organizando seu horário e prioridades, revisando os prontuários dos pacientes e comunicando-se com a equipe de saúde. Eles podem fazer parte de turnos de trabalho diurnos, noturnos, em fins de semana ou em regime de plantão, dependendo do local de trabalho e das necessidades do serviço de saúde.
Uma das principais tarefas de um enfermeiro é avaliar os pacientes. Isso envolve realizar entrevistas, coletar informações sobre o histórico médico e os sintomas, e realizar exames físicos para avaliar o estado de saúde geral. Com base nessas avaliações, o enfermeiro pode determinar o melhor curso de ação e desenvolver um plano de cuidados individualizado.
A administração de medicamentos é outra responsabilidade do enfermeiro. Eles devem estar familiarizados com diferentes tipos de medicamentos, suas doses e vias de administração corretas. Além disso, os enfermeiros devem monitorar os efeitos dos medicamentos nos pacientes e estar atentos a possíveis reações adversas.
Os enfermeiros também são responsáveis por realizar procedimentos médicos, como curativos, inserção de cateteres intravenosos, coleta de amostras para exames laboratoriais e administração de terapias específicas.
Os profissionais fornecem, ainda, suporte emocional aos pacientes e suas famílias, respondendo a perguntas, fornecendo conforto e nutrindo um relacionamento de confiança. Além disso, fornecem orientações sobre hábitos saudáveis, prevenção de doenças, cuidados pós-operatórios e gerenciamento de condições crônicas.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Quais são as atribuições do enfermeiro?
As atribuições do enfermeiro são delimitadas pela Lei 7.498/86 e pelo Decreto 94.406/87, que definem tanto atividades privativas quanto aquelas realizadas como integrante da equipe de saúde.
Entre as atribuições privativas, destacam-se a direção de órgãos de enfermagem, chefia de serviços, planejamento e coordenação de assistência, cuidados diretos a pacientes graves e a realização de procedimentos de maior complexidade técnica.
Esses profissionais também podem realizar consultoria, auditoria e emitir pareceres sobre questões de enfermagem, além de prescrever assistência.
Como integrante da equipe de saúde, o enfermeiro atua no planejamento e execução de programas de saúde, prescreve medicamentos em programas de saúde pública, participa da prevenção de infecções hospitalares, presta assistência à gestante, acompanha o trabalho de parto e realiza partos normais sem distocia.
Também exerce atividades educativas para melhorar a saúde da população e promove a sistematização de cuidados para garantir a qualidade e segurança dos serviços prestados.
Qual é a diferença entre o técnico de enfermagem e o enfermeiro?
A principal diferença entre o técnico de enfermagem e o enfermeiro está na formação, atribuições e nível de responsabilidade. O enfermeiro possui graduação em Enfermagem, enquanto o técnico de enfermagem conclui um curso técnico.
O enfermeiro atua no planejamento, coordenação e execução de cuidados complexos. Ele é responsável por supervisionar técnicos e auxiliares de enfermagem, realizar diagnósticos de enfermagem, implementar ações estratégicas de saúde e gerenciar equipes. Além disso, o enfermeiro pode realizar procedimentos com mais flexibilidade, como administração de medicações específicas, e liderar unidades hospitalares.
Já o técnico de enfermagem presta assistência direta ao paciente, sob a supervisão do enfermeiro. Ele executa cuidados básicos, como higiene, administração de medicamentos previamente prescritos e aferição de sinais vitais.