O que é Gestão Comercial?
Última atualização: 09/12/2024
Gestão Comercial é a área que planeja, coordena e executa estratégias de vendas e negociações, com o objetivo de alavancar o crescimento sustentável de empresas. Suas práticas incluem a análise de mercados, identificação de oportunidades, gerenciamento de equipes e aprimoramento de processos comerciais.
A faculdade de Gestão Comercial forma especialistas em vendas de produtos e serviços. Durante a formação, os alunos aprendem técnicas de comércio, marketing, negociação, gestão de equipes e clientes, e planejamento estratégico. Além disso são treinados para analisar mercados, o comportamento do consumidor, e desenvolver campanhas promocionais.
Ao final do curso, o aluno está qualificado para gerenciar equipes e definir estratégias de viabilidade econômica, financeira e tributária. O egresso encontra oportunidades como vendedor, representante, gerente e diretor comercial em empresas privadas. Pode, também, trabalhar como autônomo, prestando consultoria para empresas ou gerenciando seu próprio negócio.
Como é o curso de Gestão Comercial?
O curso de Gestão Comercial é desenvolvido em nível tecnológico, com o objetivo de formar profissionais habilitados a gerenciar estratégias comerciais, elaborar análises de mercado e otimizar o desempenho das áreas de vendas e negociações em empresas.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), a formação possui carga horária mínima de 1.600 horas, distribuídas entre dois anos. Durante o percurso, os alunos desenvolvem conteúdos teóricos e práticos relacionados a planejamento comercial, estudos de viabilidade econômica e financeira, comportamento do consumidor e uso de ferramentas de comércio eletrônico e mídias digitais.
O curso possui suporte para modalidades presenciais e a distância (EaD), com a obrigatoriedade de, no mínimo, 600 horas presenciais. As atividades são complementadas por um estágio curricular supervisionado, quando exigido pela instituição, permitindo que os estudantes vivenciem desafios reais do mercado e desenvolvam competências aplicadas à gestão comercial.
Quanto tempo dura a faculdade de Gestão Comercial?
A faculdade de Gestão Comercial tem duração média de dois anos e carga horária mínima de 1.600 horas. Nesse período, os estudantes desenvolvem atividades obrigatórias e um estágio curricular supervisionado, conforme determinado pela instituição de ensino.
Qual é a melhor pós-graduação para quem fez Gestão Comercial?
Quem completou a formação em Gestão Comercial pode prosseguir com seus estudos por meio de pós-graduações nas áreas da Administração. As possibilidades englobam formações como:
- MBA em Gestão Comercial e Vendas
- MBA em Gestão Estratégica de Vendas
- MBA em Inteligência Competitiva
- MBA em Negócios Digitais
- MBA em Gestão Estratégica de Negócios
- MBA em Gestão de Marcas
Caso você tenha dúvidas se este curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Gestão Comercial?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Gestão Comercial em uma de nossas faculdades parceiras:
-
Administração de Marketing
-
Administração de Novos Negócios
-
Análise de Mercados e Projeção de Cenários
O que a Gestão Comercial estuda?
O curso de Gestão Comercial ensina os futuros gestores a planejar, executar e gerenciar estratégias comerciais em diferentes segmentos do mercado. A grade curricular aborda desde a análise de mercado e pesquisa de comportamento do consumidor até o desenvolvimento de técnicas para elaboração de planos de vendas e gestão de equipes.
Outros tópicos enfatizados incluem a gestão financeira, logística e tributária, capacitando o aluno a realizar estudos de viabilidade econômica e a compreender o impacto financeiro das decisões comerciais. Além disso, o curso apresenta conceitos de marketing digital e comércio eletrônico, utilizados para a criação de estratégias de venda e comunicação nas plataformas online.
Os alunos também aprendem técnicas para construir vínculos pós-venda, gerenciar sistemas de informações comerciais e manter a fidelização de consumidores, por meio de aulas práticas que simulam processos de venda.
A formação estimula, ainda, o desenvolvimento de competências como liderança, trabalho em equipe e resolução de conflitos, habilidades demandadas para o trabalho eficiente na área comercial.
Qual a diferença entre o curso de Administração e Gestão Comercial?
A principal diferença entre o curso de Administração e o curso de Gestão Comercial está no foco e na abrangência de cada formação.
O curso de Administração oferece uma formação integral, abordando as diferentes áreas da gestão empresarial, como finanças, recursos humanos, marketing, logística, e estratégias organizacionais. Por outro lado, o curso de Gestão Comercial é voltado para a área de vendas e comercialização de produtos e serviços. Nesse curso, os estudantes aprendem técnicas de vendas, negociação, relacionamento com clientes, gestão de equipes de vendas, e análise de mercado.
Assim, enquanto o curso de Administração forma profissionais com uma visão geral da gestão empresarial, o curso de Gestão Comercial prepara especialistas focados na otimização das operações de vendas e na eficácia das estratégias comerciais.
Qual a diferença entre o curso de Gestão Comercial e Gestão Financeira?
O curso de Gestão Comercial é voltado para o desenvolvimento de estratégias e técnicas de vendas, negociação, marketing e relacionamento com clientes, preparando os profissionais para atuar diretamente na área comercial de uma empresa, promovendo produtos e serviços e gerenciando equipes de vendas. Já o curso de Gestão Financeira tem como foco a administração dos recursos financeiros de uma empresa, ensinando sobre planejamento financeiro, controle de custos, investimentos, análise de balanços e gestão de orçamentos.
Enquanto a Gestão Comercial foca no aumento das receitas por meio de vendas e estratégias de mercado, a Gestão Financeira visa garantir a saúde financeira da organização, cuidando da rentabilidade e sustentabilidade dos negócios.
Qual é o valor do curso de Gestão Comercial?
A faculdade de Gestão Comercial custa, em média, R$ 440,00, baseado em 215 instituições parceiras da Quero Bolsa. O curso superior de tecnologia tem uma duração mais compacta em relação ao bacharelado, ideal para quem busca uma rápida inserção no mercado de trabalho.
Veja bolsas de estudo para o curso de Gestão Comercial em sua região.
Procure o curso de Gestão Comercial ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Gestor Comercial
O que faz um gestor comercial?
O gestor comercial é responsável por planejar, coordenar e supervisionar todas as atividades relacionadas à área de vendas e comercial de uma empresa.
Sua função é garantir que as metas de vendas sejam alcançadas, o que envolve o desenvolvimento de estratégias para aumentar a performance da equipe comercial, identificar oportunidades de negócios e maximizar o faturamento.
O profissional atua em conjunto com outros departamentos, como marketing e logística, para assegurar que os processos comerciais ocorram de forma alinhada.
Veja também: Quanto ganha um diretor comercial no site da Quero Bolsa.
Onde o gestor comercial pode trabalhar?
O gestor comercial pode trabalhar em empresas de todos os setores, já que sua função é essencial em qualquer organização que tenha como foco a venda de produtos ou serviços.
Ele pode atuar em grandes corporações, empresas de médio porte, startups e até em negócios familiares. Além disso, o gestor comercial pode se encontrar em diferentes tipos de empresas, como aquelas que trabalham com vendas diretas, e-commerce, consultorias, distribuidoras e organizações de soluções B2B ou B2C.
Também pode atuar em empresas que lidam com canais de distribuição, como franquias e revendas, onde seu trabalho é coordenar e otimizar as relações comerciais.
Quanto ganha um profissional de Gestão Comercial?
O salário médio de um Gerente comercial no Brasil é de R$ 4.050,42 . Os estados onde a profissão de Gerente comercial têm os melhores salários são SP, RJ e RS.
Como ingressar na profissão de gestor comercial?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o gestor comercial?
Para se tornar um gestor comercial, é necessário completar a formação técnica ou superior na área, como o curso tecnológico em Gestão Comercial. O programa ensina sobre planejamento estratégico, análise de mercado, gestão de vendas, negociação, formação de preços e relacionamento com clientes.
A familiaridade com ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão comercial e sistemas de análise de dados, também é fundamental. Muitas empresas exigem conhecimentos em marketing digital e e-commerce, dada a crescente importância das vendas online.
Outros requisitos incluem boa capacidade analítica, visão estratégica e habilidade para resolver problemas. Os profissionais que buscam se destacar devem estar atualizados sobre tendências de mercado e normas tributárias, além de desenvolver competências como organização, negociação e relacionamento interpessoal.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Gestão Comercial?
As principais características do profissional de Gestão Comercial, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Gestão Comercial
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Gestão Comercial foram: