Gestão Comercial é a área responsável por planejar estratégias de vendas e relacionamento com o cliente, com o objetivo de impulsionar a rentabilidade do negócio e alinhar as atividades comerciais às metas da empresa.
Suas práticas incluem desde a definição de estratégias de marketing e precificação até a negociação com fornecedores e clientes, passando pelo gerenciamento de equipes de vendas e análise de mercado.
Ao adotar as estratégias propostas pela área, as empresas podem interpretar tendências de consumo, criar estratégias para aumentar a rentabilidade e estabelecer relações sólidas com os clientes.
Encontre bolsas de estudo para Gestão Comercial

Como é o curso de Gestão Comercial?
O curso de Gestão Comercial forma gestores preparados para planejar estratégias de vendas e relacionamento com o cliente.
Durante a formação, o estudante aprende conceitos de administração, marketing, negociação, comportamento do consumidor, análise de mercado, logística, finanças, formação de preços e gestão de equipes.
Também desenvolve habilidades para lidar com metas, avaliar resultados e utilizar ferramentas de apoio à tomada de decisão.
O curso é oferecido em nível de graduação tecnológica, com duração média de dois anos; período em que o aluno desenvolve disciplinas teóricas e atividades práticas.
Quanto tempo dura a faculdade de Gestão Comercial?
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão Comercial possui carga horária mínima de 1.600 horas, com duração média de dois anos.
Qual é a melhor pós-graduação para quem fez Gestão Comercial?
Quem completou a formação em Gestão Comercial pode prosseguir seus estudos por meio de pós-graduações nas áreas da Administração. As possibilidades englobam formações como:
Caso você tenha dúvidas se este curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Gestão Comercial?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Gestão Comercial em uma de nossas faculdades parceiras:
- Administração de Marketing
- Administração de Novos Negócios
- Análise de Mercados e Projeção de Cenários
Ver a grade curricular O que a Gestão Comercial estuda?
No curso de Gestão Comercial o estudante aprende a aplicar estratégias comerciais em diferentes segmentos do mercado, com o objetivo de atrair clientes e impulsionar vendas.
A grade curricular aborda desde a análise de mercado e pesquisa de comportamento do consumidor até o desenvolvimento de técnicas para elaboração de planos de vendas e gestão de equipes.
Outros tópicos enfatizados incluem a gestão financeira, logística e tributária, que ensinam o aluno a realizar estudos de viabilidade econômica e a compreender o impacto financeiro das decisões comerciais.
Além disso, o curso apresenta conceitos de marketing digital e comércio eletrônico, utilizados para a criação de estratégias de venda e comunicação nas plataformas online.
Os alunos também aprendem estratégias para construir vínculos pós-venda, gerenciar sistemas de informações comerciais e manter a fidelização de consumidores.
Qual a diferença entre o curso de Administração e Gestão Comercial?
A principal diferença entre o curso de Administração e o curso de Gestão Comercial está no foco de cada formação.
O curso de Administração oferece uma formação geral, abordando as diferentes áreas da gestão empresarial, como finanças, recursos humanos, marketing, logística, e estratégias organizacionais.
Por outro lado, o curso de Gestão Comercial ensina, especificamente, sobre estratégias de vendas e comercialização de produtos e serviços.
Assim, enquanto o curso de Administração forma profissionais com uma visão geral da gestão empresarial, o curso de Gestão Comercial prepara gestores focados na otimização das operações de vendas.
Qual a diferença entre o curso de Gestão Comercial e Gestão Financeira?
A principal diferença entre os cursos de Gestão Comercial e Gestão Financeira está no foco de atuação de cada área.
O curso de Gestão Comercial prepara o profissional para lidar com vendas, relacionamento com clientes, estratégias de mercado e desempenho comercial.
Já o curso de Gestão Financeira forma profissionais voltados ao controle econômico da organização, com foco está na administração de recursos, no planejamento orçamentário, na análise de custos, investimentos e fluxo de caixa.
Portanto, enquanto a Gestão Comercial busca impulsionar as vendas, a Gestão Financeira trabalha para garantir a saúde financeira do negócio.
Qual é o valor do curso de Gestão Comercial?
A faculdade de Gestão Comercial custa, em média, R$ 440,00, baseado em 215 instituições parceiras da Quero Bolsa. O curso superior de tecnologia tem uma duração mais compacta em relação ao bacharelado, ideal para quem busca uma rápida inserção no mercado de trabalho.
Estude Gestão Comercial com até 90% de desconto