O trabalho do controlador de acesso envolve controlar o fluxo de pessoas e veículos, garantindo o cumprimento das regras e a proteção do ambiente. Ele é responsável por monitorar o acesso ao local, seja por meio de portões, catracas, cancelas ou outros sistemas de controle, verificar documentos, autorizações e registros, e garantir que apenas pessoas autorizadas tenham permissão para entrar.
Além disso, o controlador de acesso também pode ser encarregado de operar equipamentos de segurança, como câmeras de vigilância, alarmes e sistemas de identificação biométrica. Em caso de emergências, o controlador está preparado de prontidão para acionar alarmes, notificar as autoridades competentes e tomar medidas para garantir a segurança das pessoas presentes no local.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O controlador de acesso pode fazer ronda?
Embora não conste em suas atribuições, alguns ambientes requisitam a realização de rondas por parte do controlador de acesso. Isso varia de acordo com as necessidades e diretrizes do local onde atua. No entanto, essas tarefas devem ser previamente estabelecidas no contrato de trabalho ou descritas nas orientações do empregador, já que, comumente, são conferidas a vigiais e porteiros.