Epinociclo é o biociclo que engloba todos os ecossistemas terrestres do planeta. Ele abrange cerca de 30% da superfície do planeta Terra e abriga uma vasta biodiversidade.
Os biomas do epinociclo apresentam flora e fauna bastante características, uma vez que é preciso que elas se adaptem às condições climáticas e geográficas de cada um dos biomas. Existem espécies que são encontradas apenas em um bioma. A elas dá-se o nome de espécies endêmicas.
Acredita-se que essa variedade seja consequência direta das variações climáticas observadas no planeta, pois quanto maior for a incidência, solar maior a biodiversidade. No epinociclo encontram-se diversos biomas, como: tundra, taiga, florestas temperadas, florestas tropicais, campos e desertos.
Tundra
A Tundra é o bioma que caracteriza o Hemisfério Norte. Durante grande parte do ano, a sua superfície fica coberta por neve. No verão, quando a neve desaparece, é possível encontrar gramíneas, arbustos pequenos, musgos e líquens.
Taiga
A Taiga é o bioma característico do Canadá, dos Estados Unidos e da Sibéria. Pode também ser chamada de florestas coníferas. Na fauna da Taiga estão insetos diversos, aves diversas, alces, ratos, lobos, linces, dentre outros.
Florestas temperadas
As florestas temperadas são marcadas por estações muito bem definidas. Trata-se de um bioma encontrado em algumas regiões da Europa, da China, dos Estados Unidos e do Sul do Brasil. Em termos de flora, é comum encontrar nas florestas temperadas araucárias, carvalhos, samambaias, entre outras espécies de plantas.
Florestas tropicais
As florestas tropicais são o bioma encontrado na região mais próxima à linha do Equador. Nele, é possível encontrar uma gigantesca diversidade de animais e plantas.
Campos
Os campos são biomas característicos de climas com baixos índices pluviométricos, em áreas como Estados Unidos, Rússia, Austrália e América do Sul. A flora presente nos campos são gramíneas, capins e vegetação rasteira, com gazelas, antílopes, zebras e leões como parte do bioma.
Desertos
Os desertos são um bioma que atinge extremos em termos de temperatura. Além disso, os índices pluviométricos são bastante baixos. Assim, a fauna e flora locais costumam ser especializadas para esse tipo de região, o que torna a diversidade de animais e plantas pequena, quando comparada a outros biomas.