Os animais onívoros, também chamados de omnívoros, são aqueles que possuem hábitos alimentares mais diversificados, podendo digerir diferentes classes de alimentos. São animais que podem se alimentar tanto de carne, como os carnívoros, quanto de vegetais, como os herbívoros.
A palavra onívoro vem do latim (Omnis = tudo; vorus = devorar/comer) significando aquele que come de tudo. Assim como os carnívoros e herbívoros, os onívoros também constituem um grupo diverso de seres, sendo encontrados predominantemente no filo dos Cordados.
Em outras palavras, animais onívoros são aqueles que têm uma dieta diversificada, incluindo tanto matéria vegetal quanto animal em sua alimentação. Isso lhes permite adaptar-se a uma ampla gama de habitats e condições ambientais. Exemplos comuns de onívoros incluem seres humanos, ursos e alguns pássaros como os corvos. Essa capacidade de consumir vários tipos de alimentos os torna flexíveis em termos de ecossistema e nicho ecológico.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
A classe dos animais onívoros apresenta vantagem quando comparada com as demais classes de animais com hábitos alimentares mais restritos. Essa vantagem ocorre devido à maior diversidade alimentar e sua disposição na natureza, facilitando uma maior adaptação e promovendo maiores chances de sobrevivência dessas espécies, que podem sobreviver tanto em ambientes com predomínio de alimentos vegetais quanto em ambientes com predomínio de possíveis presas.
Os exemplos mais comuns de animais onívoros são o rato, o cão, o gato, o urso (pardo ou panda), peixe carpa, peixe piranha, raposa, gaivota, porco, barata e algumas espécies de morcegos e tartarugas.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
A principal característica dos onívoros, do ponto de vista ecológico, está relacionada à cadeia alimentar. Os animais onívoros, devido ao seu hábito alimentar variado, são heterotróficos e podem participar de várias cadeias alimentares, inclusive ocupando níveis tróficos diferentes.
Por poderem seguir uma dieta alimentar à base de plantas, os onívoros podem estabelecer uma relação de herbivoria com os vegetais presentes no mesmo ecossistema, ocupando a posição de consumidores primários.
Ainda no mesmo ecossistema, caso haja a ocorrência de possíveis presas desses animais onívoros, eles podem se alimentar dessas presas e ocupar níveis tróficos mais elevados, como consumidores secundários ou terciários.
Dessa forma, fica claro que o hábito alimentar diversificado dos onívoros reflete na posição também diversificada que eles ocupam em diversas cadeias alimentares.
Os animais onívoros podem ser compreendidos como um meio-termo entre os animais carnívoros e os animais herbívoros, apresentando assim características adaptativas de ambos os grupos e que favorecem na obtenção de alimento.
Quanto à dentição, os onívoros possuem dentes incisivos curtos e caninos longos e afiados, como os carnívoros, o que facilita rasgar e separar carne; e dentes molares grandes e achatados, como os herbívoros, o que facilita triturar e segurar vegetais.
A musculatura da face tende a ser reduzida quando comparada com as outras classes de animais. Outra característica da maior parte dos onívoros é a grande maleabilidade das patas. Inclusive, alguns animais possuem patas semelhantes às mãos humanas, o que facilita pegar alimentos e segurá-los enquanto comem. Essas patas geralmente possuem unhas afiadas, facilitando na hora de rasgar alimentos, geralmente carnes, para serem digeridos.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Outras características dessa classe de animais estão relacionadas com a digestão: os animais onívoros possuem uma diminuição no número de enzimas digestivas na boca, contando apenas com poucas enzimas que quebram carboidratos. As demais enzimas estão localizadas no estômago, onde ocorre a maior parte da digestão enzimática. Por isso, alguns onívoros optam por engolir o alimento inteiro, sem mastigar, principalmente quando se trata de pedaços pequenos de carne.
Além disso, possuem um sistema digestório menor, principalmente o intestino delgado, que é curto, e contam com uma grande variedade de microrganismos que compõem a microbiota intestinal desses animais. Essa microbiota diversificada auxilia na digestão de alimentos diversos, que é o hábito alimentar dos onívoros.
O pH estomacal é muito ácido (geralmente menor que 2), o que facilita ainda mais a digestão rápida dos alimentos ingeridos, e a urina tende a ser muito concentrada e de odor forte.
Em 1852, o Compêndio de Veterinária ou Medicina dos Animais Domésticos sintetizou outra característica vantajosa dos onívoros: a abstinência alimentar. Usando como exemplos cães e gatos, pesquisadores verificaram que esses animais conseguiam ficar de vinte a trinta dias sem se alimentar em casos extremos, enquanto para alguns herbívoros, como cavalos, esse número nunca ultrapassava oito dias. Portanto, os animais onívoros ainda conseguem ficar mais tempo sem comer que outras classes de animais.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝
O ser humano é outro exemplo de animal onívoro, podendo se alimentar tanto de vegetais quanto de carne de outros animais. Ainda assim, em uma análise mais profunda, é possível ver que o sistema digestório dos humanos é mais parecido com o sistema digestório dos animais herbívoros, apresentando uma capacidade estomacal menor, com pH ácido, um intestino longo e presença de enzimas digestivas na boca, onde se inicia a digestão.
Dessa forma, teorias sugerem que o hábito carnívoro dos seres humanos é muito mais cultural que por necessidade. Um fator que contrapõe essa teoria é a microbiota intestinal encontrada nos humanos, que é similar à encontrada em outros organismos onívoros.
A preparação para o Enem exige muito do estudante. Afinal, a prova cobra conteúdos vistos ao longo de todo o ensino médio. Por isso, vale a pena ter uma ajudinha extra nos estudos.
Pensando nisso, a Quero Bolsa está oferecendo gratuitamente o Plano de Estudos Enem de Boa. O material é composto por indicações diárias de temas para estudar, juntamente com textos, vídeo-aulas e exercícios de grandes vestibulares com resolução. Para baixar sem pagar nada, basta clicar aqui.
A figura representa um dos modelos de um sistema de interações entre seres vivos. Ela apresenta duas propriedades P1 e P2, que interagem em I, para afetar uma terceira propriedade P3, quando o sistema é alimentado por uma fonte de energia E. Essa figura pode simular um sistema de campo em que P1 representa as plantas verdes; P2 um animal herbívoro e P3, um animal onívoro.
A função interativa I representa a proporção de: