O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 será aplicado no próximo domingo (25). A fim de auxiliar os candidatos, o Ministério da Educação (MEC) divulgou algumas informações que podem ser úteis aos participantes.
Veja também: Guia Completo do Encceja
A maior novidade é que o caderno de questão terá um espaço em branco para que o candidato possa anotar as suas respostas, assim, ele poderá comparar as suas alternativas com o gabarito oficial, que será divulgado em até dez dias úteis após o exame. Veja as informações completas:
- Horário de prova: a aplicação no turno da manhã será das 9h às 13h; e no turno da tarde, das 15h30 às 20h30. Os portões serão abertos com uma hora de antecedência e fechados 15 minutos antes do início da prova. Em cada nível de ensino, são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação.
-
Gabarito: a novidade para todos os participantes desta edição é que o caderno de provas terá um espaço para anotar as respostas. Com isso, as pessoas que prestam o exame poderão conferir o gabarito mais tarde. É possível levar alimento para a sala de provas, mas é obrigatório permitir que os fiscais revistem o lanche.
-
- Documento oficial com foto: os participantes só poderão entrar no local de aplicação com documento original oficial com foto.
- Perdeu o documento. Veja o que fazer: quem não puder levar a identificação porque perdeu, foi furtado ou roubado deve apresentar um boletim de ocorrência, que deve ser expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias anteriores à aplicação do exame.