Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Encceja 2020: certificado dos participantes aprovados já pode ser solicitado

Os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 já podem solicitar a emissão do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. O procedimento é feito pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Encontre bolsas de estudo com até 80% de desconto

Segundo o Ministério da Educação (MEC), possuem o direito ao diploma os candidatos que alcançaram pelo menos 100 pontos em cada área do conhecimento, além de terem conseguido nota igual ou acima de cinco na redação.

Certificado Encceja

Leia mais: 
+ Encceja: confira 4 modelos de redação nota 10
+ 9 motivos que podem zerar a redação do Encceja

Como fazer a solicitação do certificado do Encceja?

No Brasil, 396 instituições são cadastradas para emitir o certificado. É possível conferir o nome de cada uma no edital do exame.

O participante aprovado precisa ir a instituição federal ou a secretaria estadual selecionada durante a inscrição, portando documento de identificação com foto e o número de inscrição do Encceja.

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio de Teixeira (Inep). O objetivo do Encceja é certificar jovens e adultos que não conseguiram o diploma do ensino básico na idade adequada.

O exame é totalmente gratuito e acontece uma vez por ano e é necessário se inscrever num período determinado pelo edital.

Peguei meu diploma. O que posso fazer agora?

O certificado do Encceja tem a mesma validade do diploma emitido pelas escolas de ensino regular e o emitido por meio do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Isso significa que o estudante pode ingressar no ensino superior pelos vestibulares ou pelos diversos processos seletivos que o governo organiza, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, o certificado do Encceja pode ser apresentado em concursos públicos ou outros processos seletivos que exigem ensino médio completo.

Saiba também:
+ Encceja ou Enceja: como se escreve?
+ Resultado individual do Encceja 2020

Opção para entrar na faculdade

Se você conquistou o diploma do Encceja e agora quer dar mais um passo ingressando no ensino superior, saiba sobre a Quero Bolsa

A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo para graduação e outros níveis de ensino, com até 80% de desconto e em mais de 1.000 instituições parceiras. Confira algumas:

Na Quero Bolsa você garante o desconto ao longo de todo o curso e uma das vantagens é que não há necessidade de comprovar renda.

Encontre bolsas de estudo


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54