logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Profissões para quem quer trabalhar com Religião

por João Vitor Marcondes em 16/06/22

O feriado de Corpus Christi será celebrado no dia 16 de junho e, pensando nesta data religiosa, a Revista Quero veicula mais uma publicação da série textual sobre Profissões. Desta vez, listamos as possibilidades profissionais para quem quer trabalhar em áreas religiosas ou com ensino religioso. Antes de iniciarmos o texto desta quinta-feira (16/06), temos duas dicas para você.

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Imagem mostra mãos entrelaçadas sob uma livro que aparenta ser de cunho religioso.
A área da Religião possibilita atuação no sacerdócio e no ensino religioso, entretanto, outras opções são possíveis para quem quer seguir a carreira profissional na área. 

Ainda sobre o feriado e a data religiosa, saiba mais sobre as origens e os porquês do feriado na publicação sobre Corpus Christi: entenda o significado e a celebração da data no Brasil. O nosso outro convite é a publicação da semana passada sobre Profissões militares que talvez você não conheça. Com os convites devidamente feitos, vamos ao texto desta semana. Boa leitura!

1- Capelão (militar/naval)

O capelão é responsável por prestar assistência religiosa aos membros da Polícia Militar, Marinha, Exército e Aeronáutica. As instituições realizam concursos para profissionais da área de Teologia atuarem como capelães e, por isso, há possibilidade de trabalhos como padre ou pastor dentro das corporações militares.

Exemplificando com as diretrizes da Marinha do Brasil, no site do ramo das Forças Armadas, "o Quadro de Capelães Navais (CN) destina-se ao preenchimento de cargos técnico-administrativos que visam às atividades de apoio técnico e às atividades gerenciais e administrativas em geral".

Dentro das possibilidades desta profissão, as vagas dos concursos podem ser para, por exemplo, Sacerdote Católico Apostólico Romano ou para Pastor Evangélico.

Vem descobrir a profissão que é a sua cara no Guia de Profissões

2-  Administrador 

Este profissional terá obrigações com a administração de instituições religiosas. Portanto, padres, pastores e líderes religiosos podem estar vinculados a esta profissão e no cotidiano da gestão dos estabelecimentos. Lembrando que para exercer a profissão de administrador, é necessário ter registro no Conselho Regional de Administração (CRA). 

Para ter mais informações sobre as possibilidades de atuação deste profissional, confira a página da profissão de administrador e a página sobre o curso de Administração. Além disso, não deixe de conferir as oportunidades de bolsas de estudo em Administração na QB. 

3- Professor 

No setor educacional, os profissionais podem atuar em escolas do ensino básico ou em instituições de ensino superior. Pensando em um profissional formado em Teologia, existe a possibilidade de atuação nas escolas de ensino fundamental/médio como professor de ensino religioso. Por outro lado, há possibilidade de funções no ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação.

Há também a possibilidade do profissional atuar como pesquisador, seja de forma autônoma ou em instituições de ensino superior. 

Confira também: Profissões na área ambiental que talvez você não conheça

4- Teólogo

O teólogo está habilitado para realizar pesquisas sobre a história, as tradições e os fenômenos religiosos. O profissional estuda as religiões e os aspectos correlatos, como rituais, doutrinas e textos sagrados. O teólogo se baseia em conceitos e teorias que perpassam as áreas de conhecimento da filosofia, história, psicologia e sociologia

Este profissional também pode atuar em setores educacionais, assim como em ONGs, na produção editorial (reportagens, livros, artigos para revistas etc.) e centros ou órgãos religiosos.

5- Cientista da Religião

O cientista da religião possui conhecimentos sobre questões relacionadas às tradições religiosas e movimentos religiosos. O profissional é comumente associado ao ensino e pesquisas sobre temas de sua área de atuação. Existe a possibilidade do cientista da religião desempenhar funções em ações de consultorias, ONGs, instituições públicas e/ou privadas de Educação Básica e atividades de Pesquisa e Extensão. 

Durante a formação acadêmica, o profissional poderá ter acesso aos conteúdos de Protestantismo e Teologias, Religião, Cultura e Sociedade, Psicologia da Religião e Teologia das Religiões, todas são exemplos de possíveis matérias na grade curricular do curso de Ciências da Religião.

Veja também:
10 profissões da Engenharia com aplicações na área da Saúde
10 profissões na área de Design que talvez você não conheça


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54