
Prouni 2026.1: 10 coisas para conferir antes de fazer sua inscrição
João Marcondes | 23/01/26Prouni 2026.1 abre inscrições de 26 a 29 de janeiro com 594.519 bolsas. Veja 10 pontos essenciais para conferir antes de se inscrever no programa do MEC.
Prouni 2026.1 abre inscrições de 26 a 29 de janeiro com 594.519 bolsas. Veja 10 pontos essenciais para conferir antes de se inscrever no programa do MEC.
Em resumo:
Veja mais informações abaixo.

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Programa Universidade para Todos (Prouni) inicia o processo seletivo do primeiro semestre de 2026 com a maior oferta de bolsas de sua história.
Ao todo, serão disponibilizadas 594.519 bolsas em instituições privadas de ensino superior, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Antes de realizar a inscrição, o candidato deve conferir prazos, critérios de participação e regras de classificação previstas no edital.
Leia também:
+ Quando abrem Sisu, Prouni e Fies 2026?
++ Prouni 2026: veja os cursos com as menores notas de corte
+++ PPI: entenda o que é e como funciona no Sisu, Prouni e Fies
++++ Prouni 2026.1 libera consulta de bolsas; veja datas e regras
As inscrições estarão abertas de 26 a 29 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A inscrição é gratuita.
Somente pode se inscrever quem participou do Enem 2024 ou 2025, obteve mínimo de 450 pontos na média das provas e nota diferente de zero na redação.
O Prouni é destinado a brasileiros sem diploma de curso superior.
O programa oferece:
O candidato deve atender a pelo menos uma das condições:
Professores da rede pública podem concorrer exclusivamente a cursos de licenciatura e pedagogia, sem exigência do limite de renda.
Durante a inscrição, o candidato pode selecionar até duas opções de curso, indicando instituição, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Os candidatos pré-selecionados deverão apresentar documentação na instituição escolhida dentro dos prazos definidos pelo edital.
Nesta edição, o Prouni totaliza 594.519 bolsas. O Portal Único de Acesso permite consultar vagas por município, curso, turno e instituição.

Divulgação/MEC
No Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o candidato pode consultar as vagas ofertadas por:
Quem não for selecionado nas chamadas regulares poderá manifestar interesse na lista de espera nos dias 25 e 26 de março de 2026. A convocação começa em 31 de março.
A inscrição no Prouni é gratuita e realizada exclusivamente pela internet. O acesso é feito por meio de conta gov.br.
Se você quer entrar na faculdade pelo Sisu ou outro programa governamental, o simulador de notas de corte do Enem, da Quero Bolsa, pode te ajudar a calcular suas chances de ser aprovado. A ferramenta é 100% grátis, confira:
Se você quer conferir outras formas de entrar em um curso superior além do Sisu, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar a começar uma faculdade.
A plataforma oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1,2 mil faculdades de todo o Brasil, sem precisar necessariamente da nota do Enem ou comprovar renda.
Veja agora mesmo as bolsas disponíveis pro curso que deseja:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis: