Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Veja os motivos que levam o RH a eliminar um candidato na primeira entrevista

por Maria Fernanda Alves em 17/04/19 17 mil visualizações

Você já participou de um processo seletivo, foi reprovado logo na primeira etapa e ficou sem saber o motivo?

Essa é a realidade de muita gente, principalmente porque algumas equipes de Recrutamento & Seleção falham em não dar o feedback para todos os candidatos, seja por falta de tempo ou planejamento. 


Hoje vamos compartilhar com você uma informação que poderá esclarecer um pouco sobre os principais motivos de uma reprovação na primeira entrevista.

A empresa de consultoria em Recursos Humanos, Robert Half, fez uma pesquisa com intuito de identificar quais são os aspectos notados nos candidatos logo na primeira etapa do processo seletivo que fazem com que sejam reprovados.

O resultado dessa pesquisa, que foi feita no formato de sondagem, foi divulgado na 7ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH). Veja abaixo quais são os motivos que levam os recrutadores a eliminar um candidatos na primeira entrevista:

  1. Perceber que o candidato mentiu no currículo (33%)
  2. Identificar que o candidato não se encaixa na cultura e no clima da empresa (23%)
  3. Quando o candidato não demonstra interesse na vaga (12%)
  4. Quando o candidato fala mal da empresa/empregador anterior (12%)
  5. Quando o candidato não sabe se comunicar (9%)
  6. Quando o candidato não sabe ouvir (6%)
  7. Perceber que o candidato não se preparou para a entrevista (3%)
  8. Outros motivos (2%)

Não quer ser reprovado na primeira entrevista?

Com exceção da questão de incompatibilidade com o clima e cultura da empresa, todos os aspectos citados pelos recrutadores na lista que você viu acima podem ser trabalhados para melhorar seu desempenho nas entrevistas de emprego e possibilitar que você avance para as próximas etapas do processo seletivo. Organizamos abaixo algumas dicas valiosas para você. 

  • Mentir no currículo

    Muitos candidatos mentem no currículo acreditando que terão mais chances de serem contratados, isso pode até acontecer em casos raros, mas, como vimos no resultado da pesquisa acima, não é uma boa opção.

Por exemplo, informar fluência em inglês no currículo pode até fazer com que você seja chamado para uma entrevista na empresa do seus sonhos, mas essa mentira poderá custar caro, fechando permanentemente as portas dessa empresa para você. Seja sincero sempre. 

Se a empresa que você sonha em trabalhar exige inglês e você tiver condições, inicie um curso de inglês. Mesmo que demore um pouco para poder concorrer às vagas na tal empresa, quando entrar no processo seletivo terá muito mais chances de ser aprovado.

Para mais dicas: Perguntas e Respostas: 19 dicas para mandar bem na primeira entrevista de emprego

  • Falta de alinhamento com a cultura da empresa

    Ser aprovado para trabalhar em uma empresa que possui cultura e clima incompatíveis com o esperado por você pode ser desastroso para as duas partes, pois você poderá encontrar dificuldade para se adaptar e acabar sendo desligado pela empresa.

A empresa, que já investiu dinheiro na sua contratação, terá prejuízo com a demissão e com um novo processo de contratação para o cargo que ficará vago. Já o seu prejuízo será no tempo investido em uma empresa na qual não faria parte por muito tempo, podendo deixar uma marca não muito agradável na sua carreira.

Para mais dicas: Como escapar das perguntas "saia-justa" em entrevistas de emprego

  • Falta de interesse na vaga

    Caso você esteja participando de processos seletivos de vagas que não se interesse, é preciso repensar um pouco seus objetivos, pois está desperdiçando o seu tempo. Mas nem sempre o candidato que passa a imagem de desinteressado realmente está, ele pode apenas não estar cuidando corretamente da sua imagem, postura e discurso.

Na maioria dos casos, os recrutadores buscam candidatos que se interessam pela empresa, pelas atividades da vaga e pela área de atuação, não só pelo salário oferecido, afinal um candidato que é contratado pelo salário pedirá demissão caso encontre uma oferta salarial melhor.

Como já dissemos aqui no texto, a empresa gasta na contratação e na demissão, então ela busca contratar pessoas que se identifiquem com a empresa e que queiram permanecer um bom tempo nela. Os recrutadores, ao notarem o desinteresse do candidato, podem descartá-lo logo na primeira entrevista.

Para mais dicas:Três coisas que você NÃO deve fazer em uma entrevista de emprego
  • Falar mal do trabalho anterior

    Essa é uma questão muito delicada. Por mais que você tenha enfrentado problemas com a empresa anterior e que você tenha sido injustiçado, tenha muito tato para falar sobre a questão durante uma entrevista de emprego.

Você conhece toda a sua história com a tal empresa mas o recrutador só vai conhecer aquilo que você disser, então todo cuidado é pouco. Por mais a vontade que se sentir, busque não perder o controle das emoções nesse momento para não acabar falando demais e se prejudicando.

Para mais dicas: Saiba como responder sobre demissões na entrevista de emprego
  • Não saber se comunicar e/ou ouvir

É muito importante saber se comunicar bem, isso também envolve saber a hora de calar e ouvir.

Alguns candidatos investem muito na promoção pessoal e acabam deixando uma imagem um pouco egocêntrica durante a entrevista. Se você não quer deixar essa imagem, escute o que o recrutador tem a dizer, faça perguntas que já não tenham sido respondidas, não interrompa o entrevistador ou os demais candidatos. 

Compartilhe informações relevantes sobre sua carreira, evite dar um tom pessoal nas respostas e sempre pense antes de falar.

Para mais dicas: A Comunicação Não Violenta em Entrevistas de Emprego 
  • Despreparo

Por mais que a entrevista seja 'de última hora', você precisa estar minimamente preparado. Estudar sobre a empresa é essencial, então leia o máximo que conseguir a respeito, mesmo que seja do celular a caminho da entrevista.

Você também precisa reler as informações que organizou em seu currículo, porque o que está nele, provavelmente, é tudo o que o recrutador sabe sobre você até aquele momento. Saber o mínimo sobre a empresa e estar com o discurso alinhado com o seu currículo é o básico para participar de uma entrevista de emprego. 

Para mais dicas: 5 dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego de última hora


Se você vem encontrando dificuldades em ser aprovado em processos seletivos e precisa de uma ajuda, fique de olho na Revista Quero. Já publicamos muitas dicas de como se sair bem em uma entrevista de emprego e, para facilitar, organizamos essa lista abaixo com algumas das publicações sobre o tema:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54