Analista de controladoria: tudo sobre a profissão
Aquele que acompanha os processos financeiros e orçamentários de uma empresa.
Seu objetivo é apoiar a tomada de decisão e contribuir para o crescimento sustentável do negócio.


Sobre a profissão
O que faz um Analista de controladoria?
O analista de controladoria é o profissional responsável por monitorar e orientar o uso de recursos financeiros por parte das empresas, garantindo a conformidade com metas e políticas internas.
Seu trabalho consiste em elaborar relatórios gerenciais, analisar custos, acompanhar indicadores financeiros e dar suporte à alta gestão na tomada de decisões estratégicas.
Além disso, ele realiza o controle do orçamento, identifica desvios em relação ao planejado e propõe ações corretivas com base em dados confiáveis e atualizados.
Ao garantir que as operações estejam alinhadas aos objetivos financeiros da empresa, o analista de controladoria garante a estabilidade e a sustentabilidade do negócio.
Como atua um Analista de controladoria?
O analista de controladoria coleta, organiza e analisa indicadores financeiros e operacionais de empresas para criar relatórios gerenciais.
Ele também acompanha metas, realiza análises de variação e projeta cenários financeiros futuros para promover a decisão consciente de gestores.
Sua rotina é marcada pelo uso de sistemas integrados de gestão (ERP), dashboards de indicadores e planilhas avançadas.
Além disso, o profissional participa de reuniões com outras áreas para discutir os resultados financeiros, explicar desvios e sugerir medidas de ajuste ou melhoria na eficiência dos processos.
Onde atua um Analista de controladoria?
O analista de controladoria pode atuar em empresas de médio e grande porte, de diferentes setores da economia, incluindo indústrias, prestadoras de serviço, varejo, instituições financeiras e multinacionais.
Além do setor privado, o profissional também pode encontrar oportunidades em organizações do terceiro setor, instituições públicas e consultorias especializadas em planejamento e auditoria financeira.
Sua demanda está atrelada à necessidade de monitoramento de indicadores econômicos.
Por que ser um Analista de controladoria?
Como se tornar um Analista de controladoria?
Para atuar como analista de controladoria, é preciso concluir o curso superior de Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas ou áreas afins. Além disso, o domínio de ferramentas de gestão financeira e o conhecimento em Excel são requisitos básicos para a função.
Embora não seja um pré-requisito, a pós-graduação em Controladoria, Finanças Corporativas ou Gestão Empresarial pode ser um diferencial, ampliando as competências técnicas e estratégicas do profissional.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Ciências Contábeis em sua região.
Oportunidades para se tornar Analista de controladoria
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?