O analista de produto é o profissional que faz análises de mercado e de marketing para apoiar no lançamento de novos produtos de uma empresa. Seu trabalho é garantir que os lançamentos sejam bem recebidos pelo público-alvo e que gerem repercussão positiva.
Trata-se de um profissional bastante necessário para garantir que as expectativas dos clientes sejam atendidas com tudo que é desenvolvido pela empresa - o que significa que tende a ocupar uma posição estratégica no local em que trabalha.
O analista de produtos faz levantamentos e análises relacionadas às demandas dos clientes, por meio de estudos de mercado variados. Outro ponto relevante de suas tarefas cotidianas é o estudo do ciclo de vida dos produtos, isto é, quanto tempo ele durará e será usado desde seu lançamento até o possível descarte.
Além disso, esse profissional também está envolvido no desenvolvimento das estratégias de marketing necessárias para o lançamento eficaz do produto perante o público.
O salário médio de um analista de produtos no país é de R$ 4.261,00, de acordo com dados de 2021 do portal de recrutamento Glassdoor.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.
O analista de produtos pode trabalhar em qualquer empresa ou indústria que lance produtos e serviços novos ou que realize relançamentos no mercado.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Em geral, os profissionais da área possuem formação na área de Marketing (graduação ou pós-graduação), embora não haja uma exigência legal para isso. A formação, nesse sentido, apoia os jovens profissionais a entrarem na área mais rápido, por meio de estágios e vagas de nível júnior.
Caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Marketing, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.