Logo Quero Bolsa

Analista de produtos: tudo sobre a profissão

Aquele que apoia a empresa no lançamento de novos produtos

Profissional cria estratégias eficientes para a aceitação do produto entre clientes

Ver bolsas de até 91%
Action Médio

Sobre a profissão

O que faz um Analista de produtos?

O analista de produto é o profissional que faz análises de mercado e de marketing para apoiar no lançamento de novos produtos de uma empresa. Seu trabalho é garantir que os lançamentos sejam bem recebidos pelo público-alvo e que gerem repercussão positiva.

Trata-se de um profissional bastante necessário para garantir que as expectativas dos clientes sejam atendidas com tudo que é desenvolvido pela empresa - o que significa que tende a ocupar uma posição estratégica no local em que trabalha.


Encontre bolsa de estudos de até 80% para graduação

Como atua um Analista de produtos?

O analista de produtos faz levantamentos e análises relacionadas às demandas dos clientes, por meio de estudos de mercado variados. Outro ponto relevante de suas tarefas cotidianas é o estudo do ciclo de vida dos produtos, isto é, quanto tempo ele durará e será usado desde seu lançamento até o possível descarte. 

Além disso, esse profissional também está envolvido no desenvolvimento das estratégias de marketing necessárias para o lançamento eficaz do produto perante o público.

O salário médio de um analista de produtos no país é de R$ 4.261,00, de acordo com dados de 2021 do portal de recrutamento Glassdoor.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.

Onde atua um Analista de produtos?

O analista de produtos pode trabalhar em qualquer empresa ou indústria que lance produtos e serviços novos ou que realize relançamentos no mercado.

Por que ser um Analista de produtos?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Analista de produtos?

Em geral, os profissionais da área possuem formação na área de Marketing (graduação ou pós-graduação), embora não haja uma exigência legal para isso. A formação, nesse sentido, apoia os jovens profissionais a entrarem na área mais rápido, por meio de estágios e vagas de nível júnior.

Caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Marketing, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

Oportunidades para se tornar Analista de produtos

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Action Médio

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?