Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Analista de produtos: tudo sobre a profissão

Aquele que apoia a empresa no lançamento de novos produtos. Profissional cria estratégias eficientes para a aceitação do produto entre clientes
analista de produtos

Sobre a profissão

O analista de produto é o profissional que faz análises de mercado e de marketing para apoiar no lançamento de novos produtos de uma empresa. Seu trabalho é garantir que os lançamentos sejam bem recebidos pelo público-alvo e que gerem repercussão positiva.

Trata-se de um profissional bastante necessário para garantir que as expectativas dos clientes sejam atendidas com tudo que é desenvolvido pela empresa - o que significa que tende a ocupar uma posição estratégica no local em que trabalha.


Encontre bolsa de estudos de até 80% para graduação

O analista de produtos faz levantamentos e análises relacionadas às demandas dos clientes, por meio de estudos de mercado variados. Outro ponto relevante de suas tarefas cotidianas é o estudo do ciclo de vida dos produtos, isto é, quanto tempo ele durará e será usado desde seu lançamento até o possível descarte. 

Além disso, esse profissional também está envolvido no desenvolvimento das estratégias de marketing necessárias para o lançamento eficaz do produto perante o público.

O salário médio de um analista de produtos no país é de R$ 4.261,00, de acordo com dados de 2021 do portal de recrutamento Glassdoor.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.

O analista de produtos pode trabalhar em qualquer empresa ou indústria que lance produtos e serviços novos ou que realize relançamentos no mercado.

Por que ser um Analista de produtos?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Analista de produtos?

    Em geral, os profissionais da área possuem formação na área de Marketing (graduação ou pós-graduação), embora não haja uma exigência legal para isso. A formação, nesse sentido, apoia os jovens profissionais a entrarem na área mais rápido, por meio de estágios e vagas de nível júnior.

    Caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Marketing, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Comunicação e Informação

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.