Logo Quero Bolsa

Analista de produtos: tudo sobre a profissão

Aquele que apoia a empresa no lançamento de novos produtos

Profissional cria estratégias eficientes para a aceitação do produto entre clientes

Ver bolsas de até 90%
Action

Sobre a profissão

O que faz um Analista de produtos?

O analista de produto é o profissional responsável por acompanhar o ciclo de vida de um produto, desde a concepção até sua manutenção no mercado.

Seu trabalho envolve analisar necessidades dos usuários, estudar a concorrência e propor melhorias que aumentem a eficiência, a usabilidade e a competitividade da solução oferecida pela empresa.

Ele atua como elo entre as áreas de negócios, tecnologia e design, garantindo que o produto atenda às expectativas do cliente e esteja alinhado aos objetivos estratégicos da organização.

Encontre bolsas de estudo para o curso de Marketing

Como atua um Analista de produtos?

Em sua rotina, o analista de produto mapeia as necessidades de clientes e usuários, coletando dados por meio de pesquisas, entrevistas e análises de métricas.

A partir dessas informações, elabora relatórios e sugestões de melhorias, que são discutidas com equipes de desenvolvimento e design.

Ele também participa da definição de requisitos técnicos e funcionais, acompanha a execução do backlog de produto e garante que as entregas estejam alinhadas ao planejamento.

Além disso, monitora indicadores de performance, como taxa de uso, engajamento e satisfação do cliente, propondo ajustes sempre que necessário.

Em muitas empresas, o analista de produto atua lado a lado com o product manager e o product owner, oferecendo suporte na parte analítica e operacional para que decisões estratégicas sejam tomadas com base em dados concretos.

Onde atua um Analista de produtos?

O analista de produto pode atuar em empresas de tecnologia, startups, indústrias, bancos, telecomunicações, saúde, varejo e em qualquer setor que desenvolva ou utilize soluções digitais e físicas.

Também pode prestar consultorias, auxiliando empresas que buscam estruturar áreas de produto ou entender melhor as necessidades de seus clientes.

Por que ser um Analista de produtos?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Analista de produtos?

Para atuar como analista de produto, é preciso concluir a formação superior em áreas como Administração, Marketing, Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou cursos correlatos.

Muitos profissionais também investem em cursos de curta duração ou especializações em gestão de produtos, metodologias ágeis, UX, análise de dados e roadmap de produto.

Além disso, competências em comunicação, visão estratégica e trabalho multidisciplinar são requisitadas.

Oportunidades para se tornar Analista de produtos

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Action

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?