O auxiliar de almoxarifado é o profissional responsável por controlar a entrada, saída e registro de materiais em empresas. Ele garante que os itens sejam armazenados e repassados conforme a demanda, otimizando a gestão de suprimentos.
Suas tarefas incluem o envio e recebimento de produtos, a organização do estoque, a assistência na verificação e embalagem de itens, a conferência de mercadorias recebidas e o registro detalhado dessas informações em planilhas. Ele também identifica e comunica produtos em falta ou com baixa demanda.
Além do controle de estoque, o profissional é encarregado de auxiliar a equipe na organização física do almoxarifado, assegurando que os produtos estejam identificados para facilitar a localização e evitar perdas ou danos.
Seu objetivo é auxiliar a equipe de compras e suprimentos, evitando desperdícios, melhorando a gestão de materiais e mantendo o funcionamento da empresa.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o auxiliar de almoxarifado deve:
O auxiliar de almoxarifado trabalha para otimizar o estoque de uma empresa, recebendo, conferindo, armazenando e distribuindo materiais e suprimentos.
Durante suas atividades, o profissional verifica a integridade dos produtos e confere se correspondem às quantidades solicitadas. Após constatar as informações, ele registra a entrada dos materiais no sistema de inventário da empresa, incluindo a quantidade, data de recebimento e número de lote, quando aplicável.
O auxiliar também pode ser responsável por realizar inventários físicos do estoque. Essa atividade consiste em contar e verificar os itens existentes, comparando os resultados com os registros do sistema. Qualquer diferença encontrada é investigada e corrigida, a fim de manter a precisão dos dados de estoque.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O auxiliar de almoxarifado trabalha em empresas de todos os setores que mantém operações internas de controle e organização de estoques. As principais demandas se concentram em indústrias e comércios, onde o profissional realiza o controle e reposição de mercadorias, garantindo a organização do estoque e a correta distribuição dos produtos.
Além disso, o profissional é contratado por empresas de construção civil, supermercados e redes de varejo e organizações de transporte e logística, que contam com o auxiliar para o armazenamento adequado e reposição de produtos.
Órgãos públicos e instituições governamentais também empregam esse profissional para gerenciar almoxarifados de escolas, unidades de saúde e setores administrativos.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um auxiliar de almoxarifado, é preciso dispor, minimamente, do ensino médio completo. Algumas empresas também podem exigir cursos profissionalizantes na área de logística, estoque ou almoxarifado, que ensinam técnicas de armazenamento, controle de materiais e organização de estoque.
Além da formação, o candidato deve ser organizado, ter atenção aos detalhes e dominar sistemas de controle de estoque. A experiência prévia em áreas operacionais ou administrativas pode ser um diferencial, assim como conhecimentos em pacotes de informática e softwares de gestão de almoxarifado, como ERP e planilhas eletrônicas.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.