Logo Quero Bolsa

Biofísico: tudo sobre a profissão

Profissional que aplica conhecimentos físicos em pesquisas biológicas

Área apresenta versatilidade de atuação profissional

Ver bolsas de até 90%
Action Médio

Sobre a profissão

O que faz um Biofísico?

O biofísico possui conhecimentos físicos e os aplica em pesquisas biológicas. A área de conhecimento de um biofísico abrange a análise de fenômenos da vida, desde a escala molecular até cenários mais amplos como os ecossistemas. Desta forma, a compreensão do profissional ocorre mediante o entendimento da física do cotidiano com aplicação ao estudo da natureza e biologia.


O profissional da área da Biofísica terá uma grande carga horária de estudos durante a formação. Veja algumas disciplinas que podem figurar durante a formação nesta área, de acordo com as instituições parceiras da Quero Bolsa.


  • Ética Geral E Profissional
  • Metodologia Científica
  • Direitos Humanos
  • Língua Brasileira de Sinais - Libras
  • Docência do Ensino Superior
  • Inovações Tecnológicas
  • Biofísica e Fisiologia Osteoarticular
  • Biofísica e Fisiologia Neurofuncional
  • Biofísica e Fisiologia do Sistema Auditivo e Visual
  • Biofísica e Fisiologia do Sistema Circulatório e Respiratório


Em geral, a formação do Biofísico terá conteúdos básicos nos primeiros semestres, como sistemas de unidades, grandezas, precisão e de introdução à biomecânica e biodinâmica. O biofísico. Ondas, intensidade sonora, decibéis e acústica também são assuntos que podem perpassar a formação profissional do biofísico. 


Posteriormente, a formação do biofísico apresenta conceitos e conteúdos mais próximos do dia a dia da profissão. Por exemplo, a bioeletricidade, biomagnetismo, biotermologia e disciplinas mais aprofundadas na área da Biofísica.

Como atua um Biofísico?

De acordo com a Fiocruz, quatro especializações são possíveis para profissionais da área da Biofísica.


• Bioinformática – estudo da informática aplicada e a análise de dados obtidos em pesquisas biológicas, como por exemplo, no sequenciamento genético.

• Biologia estrutural – Área que estuda desde proteínas e vírus a macromoléculas. O profissional poderá inativar vírus para a produção de vacinas e desenvolver medicamentos.

• Toxicologia Ambiental – estuda os efeitos nocivos que substâncias químicas causam no meio ambiente e nos seres vivos.

• Biologia de Sistemas – estudo de um organismo sob o ponto de vista de uma rede integrada de genes, proteínas e reações bioquímicas.


Em geral, o biofísico poderá desempenhar funções em três áreas de atuação: na  área acadêmica, com atuações profissionais com a pesquisa científica, além do desempenho de funções nas indústrias de alta tecnologia. 


Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Biofísica ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.


**Veja também:** O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 300 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: gestor da tecnologia da informação, técnico em informática e outras profissões.

Onde atua um Biofísico?

O biofísico poderá em empresas que empregam novas técnicas na área das ciências da saúde e meio ambiente, o profissional encontrará oportunidades de emprego em empresas de biotecnologia, biomodelagem, instrumentação e softwares que possuem aplicação biológica. Além disso, há possibilidade de atuação no ensino superior, lecionando em cursos de graduação ou pós-graduação. 


O biofísico poderá atuar com pesquisas científicas e de desenvolvimento tecnológico, empresas de tecnologia, e instituições ambientais ou de ciências da saúde.  



O profissional poderá trabalhar com biomecânica, estudo da biofísica em determinadas partes do corpo, como por exemplo, a visão e a audição. Ainda sobre o organismo humano, a biofísica pode estar presente em sistemas biológicos (cardiovascular e renal), velocidade do sangue e o fluxo sanguíneo no corpo. 


Além disso, há possibilidade do estudo do profissional em técnicas de análises e imagem do organismo: Raio X, Tomografia, Ressonância Magnética e demais exames que podem ser esmiuçados através do conhecimento biofísico.


Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um físico.


Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Por que ser um Biofísico?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Biofísico?

O curso de graduação de Biofísica é disponibilizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a nomenclatura de Ciências Biológicas (Biofísica), no Rio de Janeiro e na cidade de Duque de Caxias. 


Por outro lado, várias instituições, públicas ou privadas, disponibilizam cursos de pós-graduação na área de Biofísica. De acordo com o site da Quero Bolsa, a pessoa interessada em ingressar nesta formação encontrará oportunidades majoritariamente na modalidade a distância (EaD).


Além disso, os cursos são ofertados com diversas opções de duração: de até seis meses, entre sete e 12 meses e formação superior com período entre 12 e 24 meses (um e dois anos) para conclusão. 


É possível que durante a graduação em Biofísica, o curso promova conteúdos que busquem aproximar e familiarizar o aluno com conceitos da matemática. Principalmente,em questões práticas e a utilidade no dia-a-dia profissional. 


Vale destacar que a Biofísica é uma área de conhecimento que pode ir além da pós-graduação e abranger mestrados e doutorados na área. A Biofísica tem ligação muito próxima com a pesquisas e centros de análises científicas. Apesar de recente, é uma área de conehcimentos muito estudada nos últimos anos. 


Veja também: Confira as notas de corte para Biofísica, no SISU, na página da Quero Bolsa!

Oportunidades para se tornar Biofísico

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Action Médio

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?

Mais profissões da área de Ciências Biológicas e da Natureza