O biofísico possui conhecimentos físicos e os aplica em pesquisas biológicas. A área de conhecimento de um biofísico abrange a análise de fenômenos da vida, desde a escala molecular até cenários mais amplos como os ecossistemas. Desta forma, a compreensão do profissional ocorre mediante o entendimento da física do cotidiano com aplicação ao estudo da natureza e biologia.
O profissional da área da Biofísica terá uma grande carga horária de estudos durante a formação. Veja algumas disciplinas que podem figurar durante a formação nesta área, de acordo com as instituições parceiras da Quero Bolsa.
Em geral, a formação do Biofísico terá conteúdos básicos nos primeiros semestres, como sistemas de unidades, grandezas, precisão e de introdução à biomecânica e biodinâmica. O biofísico. Ondas, intensidade sonora, decibéis e acústica também são assuntos que podem perpassar a formação profissional do biofísico.
Posteriormente, a formação do biofísico apresenta conceitos e conteúdos mais próximos do dia a dia da profissão. Por exemplo, a bioeletricidade, biomagnetismo, biotermologia e disciplinas mais aprofundadas na área da Biofísica.
De acordo com a Fiocruz, quatro especializações são possíveis para profissionais da área da Biofísica.
• Bioinformática – estudo da informática aplicada e a análise de dados obtidos em pesquisas biológicas, como por exemplo, no sequenciamento genético.
• Biologia estrutural – Área que estuda desde proteínas e vírus a macromoléculas. O profissional poderá inativar vírus para a produção de vacinas e desenvolver medicamentos.
• Toxicologia Ambiental – estuda os efeitos nocivos que substâncias químicas causam no meio ambiente e nos seres vivos.
• Biologia de Sistemas – estudo de um organismo sob o ponto de vista de uma rede integrada de genes, proteínas e reações bioquímicas.
Em geral, o biofísico poderá desempenhar funções em três áreas de atuação: na área acadêmica, com atuações profissionais com a pesquisa científica, além do desempenho de funções nas indústrias de alta tecnologia.
Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Biofísica ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.
**Veja também:** O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 300 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: gestor da tecnologia da informação, técnico em informática e outras profissões.
O biofísico poderá em empresas que empregam novas técnicas na área das ciências da saúde e meio ambiente, o profissional encontrará oportunidades de emprego em empresas de biotecnologia, biomodelagem, instrumentação e softwares que possuem aplicação biológica. Além disso, há possibilidade de atuação no ensino superior, lecionando em cursos de graduação ou pós-graduação.
O biofísico poderá atuar com pesquisas científicas e de desenvolvimento tecnológico, empresas de tecnologia, e instituições ambientais ou de ciências da saúde.
O profissional poderá trabalhar com biomecânica, estudo da biofísica em determinadas partes do corpo, como por exemplo, a visão e a audição. Ainda sobre o organismo humano, a biofísica pode estar presente em sistemas biológicos (cardiovascular e renal), velocidade do sangue e o fluxo sanguíneo no corpo.
Além disso, há possibilidade do estudo do profissional em técnicas de análises e imagem do organismo: Raio X, Tomografia, Ressonância Magnética e demais exames que podem ser esmiuçados através do conhecimento biofísico.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um físico.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
O curso de graduação de Biofísica é disponibilizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a nomenclatura de Ciências Biológicas (Biofísica), no Rio de Janeiro e na cidade de Duque de Caxias.
Por outro lado, várias instituições, públicas ou privadas, disponibilizam cursos de pós-graduação na área de Biofísica. De acordo com o site da Quero Bolsa, a pessoa interessada em ingressar nesta formação encontrará oportunidades majoritariamente na modalidade a distância (EaD).
Além disso, os cursos são ofertados com diversas opções de duração: de até seis meses, entre sete e 12 meses e formação superior com período entre 12 e 24 meses (um e dois anos) para conclusão.
É possível que durante a graduação em Biofísica, o curso promova conteúdos que busquem aproximar e familiarizar o aluno com conceitos da matemática. Principalmente,em questões práticas e a utilidade no dia-a-dia profissional.
Vale destacar que a Biofísica é uma área de conhecimento que pode ir além da pós-graduação e abranger mestrados e doutorados na área. A Biofísica tem ligação muito próxima com a pesquisas e centros de análises científicas. Apesar de recente, é uma área de conehcimentos muito estudada nos últimos anos.
Veja também: Confira as notas de corte para Biofísica, no SISU, na página da Quero Bolsa!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.