logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Capitão do exército: tudo sobre a profissão

Aquele que faz a ponte entre oficiais subalternos e superiores. Oficial intermediário que comanda uma companhia de militares
capitão do exército

Sobre a profissão

O capitão do Exército é um oficial considerado de nível intermediário, responsável pelo comando de uma companhia. Cada companhia engloba três pelotões, um tipo de unidade militar. No total, a companhia soma em torno de 150 militares de hierarquia inferior. 

Os capitães exercem esse comando em casos de companhias que não possuam autonomia administrativa, isto é, companhias que são subordinadas em termos administrativos a outra unidade militar. As companhias compõem unidades maiores chamadas de batalhões.

O capitão do Exército trabalha junto à companhia que comanda, alocada em locais diferentes a depender do ramo em que atua.O capitão do Exército comanda uma companhia, composta por cerca de 150 militares de hierarquia inferior, e sua atuação depende do escopo da companhia à qual é designado.

Um exemplo é a 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva, que atua em Manaus (AM) conduzindo missões e combatendo guerrilhas na região. Outro exemplo é a 2ª Companhia de Fronteira, mais conhecida como Companhia Sentinela do Pantanal, sediada em Porto Murtinho (MS), que conduz operações na área. 

O salário médio de um capitão do Exército no país é de R$ 13.705, de acordo com dados do portal de recrutamento Glassdoor.

Por que ser um Capitão do exército?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Capitão do exército

    Como se tornar um Capitão do exército?

    Para se tornar um capitão do Exército, é necessário formar-se como oficial na Academia Militar das Agulhas Negras e iniciar a carreira como militar de carreira. A ascensão até o posto de capitão acontece após cerca de 8 anos.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.