Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Editor de vídeo: tudo sobre a profissão

O profissional responsável por editar os materiais audiovisuais para a circulação em diferentes canais. Para ingressar na área, é necessária a obtenção de conhecimentos técnicos.
editor de vídeo

Sobre a profissão

O editor de vídeo é o profissional responsável por criar, editar e produzir conteúdo audiovisual. O profissional da área pode atuar na composição de materiais de diferentes finalidades, desde documentários e filmes até programas de televisão, vídeos de treinamento e vídeos promocionais.


O editor de vídeo utiliza programas de edição para manipular e compilar as cenas. Ele também usa equipamentos para capturar, transferir ou codificar arquivos audiovisuais. Por meio dos softwares de edição, o profissional insere animações, títulos e áudio para a composição da obra final.


O editor profissional de vídeo também trabalha em estreita colaboração com diretores e supervisores, para garantir que o conteúdo esteja de acordo com os requisitos de qualidade. Ele também pode fornecer sugestões para melhorar a estruturação do vídeo, bem como para criar efeitos visuais e cenas mais interessantes.


Em suma, o editor de vídeo coordena a etapa de edição dos materiais, desde a organização de arquivos até o arquivamento de projetos concluídos.

O editor de vídeo é um profissional responsável por editar e organizar vídeos para criar um conteúdo coeso e impactante. O profissional utiliza programas especializados para cortar, ajustar a velocidade e adicionar efeitos para criar apropriadamente o conteúdo desejado. Além disso, os editores de vídeo normalmente selecionam e adicionam trilhas sonoras, efeitos visuais, legendas e outros elementos para dar vida às imagens.

Essa profissão é importante para o setor de produção audiovisual, pois é o editor quem controla o resultado final e se certifica de que o vídeo tem a qualidade desejada. Por isso, os editores de vídeo precisam ter conhecimentos técnicos e criativos para ajustar as imagens e sons de acordo com as necessidades do projeto. Eles também devem ter habilidades de comunicação e organização para trabalhar em equipe, se necessário.

Veja também: Quanto ganha um animador na página de salários da Quero Bolsa.

O editor de vídeo pode atuar em empresas, como colaborador direto, ou, então, trabalhar de forma autônoma, desenvolvendo projetos por meio de vínculos temporários.

Vale ressaltar que a atuação do profissional pode variar de acordo com a demanda. As possibilidades englobam produções para as redes sociais, vídeos para o Youtube, propagandas, longas e curtas-metragens, materiais promocionais, entre diversas outras possibilidades.


Veja também: Tudo sobre a profissão de Revisor de Texto no site da Quero Bolsa.

Como se tornar um Editor de vídeo?

A carreira de editor de vídeo envolve criatividade, técnica e habilidades de edição. Tornar-se um editor de vídeo demanda a obtenção de conhecimentos e experiências da área, que podem ser adquiridas por meio de cursos livres ou superiores. Durante a formação, o aluno compreenderá a usualidade dos programas de edição mais populares, como o Adobe Premiere, Sony Vegas, Adobe After Effects, entre outros.

Para se destacar na área, é importante a construção de um portfólio. Você pode começar por criar vídeos curtos para a família e amigos, ou procurar oportunidades de trabalho voluntário em empresas de produção de vídeo. Isso ajudará a mostrar seu trabalho a potenciais empregadores e dará, a você, experiência prática.

Se você deseja ingressar na área, mas ainda não dispõe das competências listadas, não se preocupe. Saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre ofertas de até 80% para a formação em Audiovisual.

Qual curso fazer para ser Editor de vídeo?

Mais profissões da área de Outras

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.