Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Engenheiro agrimensor: tudo sobre a profissão

Aquele que atua com as obras de infraestrutura e habitação. O profissional poderá desempenhar funções para habitantes, empresas e indústrias
engenheiro agrimensor

Sobre a profissão

O engenheiro agrimensor é o profissional responsável por desenvolver plantas de obras de infraestrutura, obras de saneamento e atuar com o planjemaneto de estradas e ruas. O profissional está apto ao trabalho com a regularização e legalização da propriedade, seja em âmbito urbano ou rural. 

Vale destacar que um agrimensor é responsável por delimitar os limites legais de propriedades, tanto rurais quanto urbanas. Sua principal função consiste em coletar, organizar e fornecer informações para documentos legais, como laudos técnicos para construção civil ou projetos de mineração e energia, entre outras áreas específicas. Descubra como um agrimensor pode garantir a precisão e legalidade em seus empreendimentos.

O engenheiro agrimensor também poderá apontar as áreas, após análise das características da localização, que são passíveis de habitação. A viabilidade de ocupação pode ser ampliada para outros setores, como os imóveis com o propósito comercial, indústrias ou, até mesmo, com o trabalho relacionado às áreas da agricultura e pecuária

O profissional possui conhecimento sobre topografia, geodésia e batimetria, além de estar apto ao trabalho com o cálculo de pontos topográficos e geodésicos. É provável que este profissional seja protagonista no desenvolvimento de planos diretores de municípios e trabalhe com outros profissionais da área da Engenharia na elaboração deste documento. 

Com o progresso tecnológico, o profissional poderá contar com o auxílio de ferramentas como GPS e satélites para auxiliar no processo produtivo. Por outro lado, o engenheiro agrimensor poderá encontrar dificuldades de trabalho em algumas localidades. Principalmente por questões geográficas e de topografia irregular para acesso e desempenho de funções da área profissional. 

De acordo com o CREA, o Dia do Engenheiro Agrimensor é celebrado no dia 4 de junho. Vale destacar que o curso superior de Engenharia de Agrimensura é uma formação considerada nova no país. A Lei nº 3.144, de 20 de maio de 1957, é a responsável pela instituição e pelas diretrizes sobre a área.  

Veja também: As bolsas de estudo em Engenharia de Agrimensura na Quero Bolsa.

De acordo com o sistema Confea/Crea, o profissional poderá atuar com 18 atividades profissionais. 

Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Engenharia de Agrimensura ou a profissão desta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso. 

Veja também: Quanto ganha um Agrimensor? Salário e carreira na área de Agrimensura no site da Quero Bolsa.

As principais oportunidades deste profissional estão relacionadas com três áreas: industrias, construção civil e setor público. Uma das possibilidades de trabalho ao profissional é a atuação como autônomo. Entretanto, o mercado de trabalho apresenta vastidão de áreas de atuação para Engenheiro Agrimensor. 

O profissional também poderá atuar para construtoras, institutos de pesquisa, prefeituras, instituições de ensino e empresas de topografia. Além disso, o engenheiro agrimensor poderá trabalhar com empresas de mineração, com ações de irrigação ou drenagem, em usinas hidrelétricas, linhas de energia, com a construção de habitações e edifícios e com ações de mapeamento em geral. 

Gostou? Então confira as suas chances para iniciar sua trajetória no curso de Engenharia de Agrimensura. A Quero Bolsa disponibiliza as informações sobre as notas de corte do Sisu para a aprovação neste curso. Não deixe de conferir!


O Engenheiro Agrimensor poderá atuar com: 

  • Geoprocessamento e georreferenciamento,  
  • Avaliações e perícias, 
  • Consultorias fundiárias,
  • Laudos técnicos de viabilidade para compra, venda e hipotecas. 

O curso de Engenharia de Agrimensura, que habilita a atuação do engenheiro agrimensor, poderá apresentar ênfases e outras nomenclaturas, de acordo com a instituição de ensino. A variação mais comum é a associação com o estudo da Cartografia e, portanto, o curso possui a nomeação de Engenharia de Agrimensura e Cartografia. 

Veja também: As avaliações dos cursos de Engenharia Agrimensura no Guia da Faculdade 2021, avaliação anual realizada pela Quero Educação em parceria com o Estadão. Saiba quais os cursos com as melhores avaliações do ano de 2021. 

Por que ser um Engenheiro agrimensor?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Engenheiro agrimensor?

    Há obrigatoriedade da conclusão de um curso de graduação em Engenharia de Agrimensura, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O curso possui duração média de 5 anos (10 semestres) e é disponibilizado nas modalidades presencial ou a distância (EaD).  

    Após a conclusão do curso, o profissional recém-formado deverá realizar o seu registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) na Unidade Federativa (UF) de sua atuação.

    Vale destacar que a área de Agrimensura também possibilita outras formações, além da relação com a área da Engenharia. É possível a realização de um curso de Agrimensura, que apresenta duração mais enxuta em comparação à graduação de Engenharia de Agrimensura. 

    O curso de Agrimensura pode ser disponibilizado como graduação, pós-graduação e cursos técnicos aos estudantes. Gostou? Então confira mais informações no site da Quero Bolsa

    De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio de Engenheiro Agrimensor é de R$10.150 no Brasil. Ainda segundo o portal, o maior salário de Engenheiro Agrimensor no Brasil é de R$14.891 por mês. 

    Para mais informações sobre salário médio na área da Engenharia, confira a página de salários da Quero Bolsa e saiba a média salarial das demais especialidades da área da Engenharia. 

    Qual curso fazer para ser Engenheiro agrimensor?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?