Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Engenheiro automotivo: tudo sobre a profissão

O responsável pelo projeto, otimização, produção e inovação dos sistemas presentes em automóveis. Para atuar na área, o profissional deve apresentar formação completa em áreas da Engenharia.
engenheiro automotivo

Sobre a profissão

O engenheiro automotivo é o profissional que se dedica ao projeto, desenvolvimento, produção e melhoria de veículos automotivos. Em sua atuação, o especialista cria soluções eficientes para a indústria automobilística, levando em consideração aspectos técnicos, de segurança, desempenho, sustentabilidade e conforto.


As principais responsabilidades do engenheiro automotivo incluem o desenvolvimento de novos veículos, aprimoramento de sistemas existentes, teste e validação de componentes automotivos, análise de desempenho e eficiência, gestão de projetos, resolução de problemas técnicos, além de acompanhar a conformidade com as normas e regulamentações do setor automobilístico.


Para desenvolver seu trabalho, o profissional utiliza ferramentas e softwares de engenharia, simulações computacionais, testes de protótipos, análise de dados, entre outros recursos tecnológicos. Ele também acompanha as tendências do mercado automotivo, como a eletrificação dos veículos, a conectividade e a direção autônoma, buscando incorporar essas inovações em seus projetos.

O engenheiro automotivo atua em diversas etapas do ciclo de produção e circulação dos veículos automotivos. Suas principais atividades incluem:


  • Projeto e desenvolvimento de veículos;
  • Teste e validação;
  • Análise e otimização dos componentes;
  • Gestão de projetos;
  • Pesquisa e inovação.


Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.


Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Engenharia Automotiva no site da Quero Bolsa.

O engenheiro automotivo pode atuar em diferentes setores da indústria automobilística, tanto em empresas fabricantes de veículos como em fornecedores de peças e sistemas automotivos. Alguns dos possíveis locais de atuação incluem:


  • Montadoras de Veículos;
  • Fornecedores de Peças e Sistemas Automotivos;
  • Empresas de Consultoria e Engenharia;
  • Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento.

Como se tornar um Engenheiro automotivo?

Para se tornar um engenheiro automotivo, é necessário seguir uma formação acadêmica sólida na área de Engenharia. É comum que os profissionais do ramo optem por cursos como: Engenharia Automotiva, Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica ou Engenharia de Produção

Após a graduação, os profissionais podem, ainda, ingressar em uma especialização na área. Existem programas de pós-graduação voltados especificamente para esse segmento.

Dispor de habilidades interpessoais, como a capacidade de trabalhar em equipe, habilidades de comunicação e liderança são essenciais para o desenvolvimento das atividades do setor.

Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. No site, é possível encontrar bolsas com descontos de até 80% para a faculdade de Engenharia Automotiva.

Quais cidades têm cursos de Engenharia Automotiva?