Logo Quero Bolsa

Engenheiro de bioprocessos: tudo sobre a profissão

O profissional que concilia atividades da biologia com a engenharia

 Sua atuação é indispensável em diversos setores relacionados à indústria. Por conta disso, a demanda pelo profissional é constante

Ver bolsas de até 30%

Por que ser um Engenheiro de bioprocessos?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Sobre a profissão

O que faz um Engenheiro de bioprocessos?

O engenheiro de bioprocessos é o profissional que alia os conhecimentos da engenharia aos processos biológicos. Dessa maneira, o mesmo é responsável pela utilização de produtos gerados por organismos vivos e suas substâncias nos processos industriais.

Para isso, o profissional utiliza biotecnologia, o que envolve análises de material genético, técnicas de reprodução de organismos vivos, produção de compostos biológicos, entre diversas outras tarefas derivadas dessas atividades. Além disso, o engenheiro de bioprocessos pode elaborar projetos e pesquisas relacionados à biotecnologia e bioengenharia.

Veja também: As oportunidades de bolsas de estudo de graduação e pós-graduação de Engenharia de Bioprocessos na Quero Bolsa.

Como atua um Engenheiro de bioprocessos?

O engenheiro de bioprocessos atua com recursos biotecnólogicos, utilizando recursos gerados por organismos vivos, além de substâncias orgânicas em processos industriais. Em suma, sua atuação concilia conhecimentos relacionados à engenharia e biologia, gerando produtos e recursos da bioengenharia. 

Para isso, o profissional deve possuir conhecimentos prévios, como: 

Tais conhecimentos podem ser obtidos por meio da graduação ou pós-graduação no curso de Engenharia de Bioprocessos.

Onde atua um Engenheiro de bioprocessos?

O engenheiro de bioprocessos pode exercer sua atuação em diversas frentes, como centros de pesquisa, indústrias, produção de cosméticos, fármacos, produtos biotecnológicos e indústria alimentícia.

Por conta disso, setores como: agricultura, alimentos, saúde e pesquisa, possuem maior demanda relacionada à presença do profissional.

Oportunidades para se tornar Engenheiro de bioprocessos

Mostrando 0 em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Como se tornar um Engenheiro de bioprocessos?

Para exercer atuação na área, o profissional deve possuir formação completa no curso de Engenharia de Bioprocessos

O curso é oferecido por instituições públicas e privadas, podendo ser ofertado com o nome de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Confira algumas das faculdades que oferecem a formação:

Outra alternativa disponível é por meio da pós-graduação na área. Para realizar a formação descrita, o profissional deve possuir graduação anterior em engenharias ou temáticas correlacionadas.

Além disso é indispensável que o profissional possua registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Se você deseja ingressar no ramo, confira ofertas com até 80% de desconto para o curso de Engenharia de Bioprocessos. Confira também cursos relacionados para atuar na área.

Action Médio

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?