logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro de bioprocessos: tudo sobre a profissão

O profissional que concilia atividades da biologia com a engenharia.  Sua atuação é indispensável em diversos setores relacionados à indústria. Por conta disso, a demanda pelo profissional é constante
engenheiro de bioprocessos

Sobre a profissão

O engenheiro de bioprocessos é o profissional que alia os conhecimentos da engenharia aos processos biológicos. Dessa maneira, o mesmo é responsável pela utilização de produtos gerados por organismos vivos e suas substâncias nos processos industriais.


Para isso, o profissional utiliza biotecnologia, o que envolve análises de material genético, técnicas de reprodução de organismos vivos, produção de compostos biológicos, entre diversas outras tarefas derivadas dessas atividades.


Além disso, o engenheiro de bioprocessos pode elaborar projetos e pesquisas relacionados à biotecnologia e bioengenharia.



O engenheiro de bioprocessos atua com recursos biotecnólogicos, utilizando recursos gerados por organismos vivos, além de substâncias orgânicas em processos industriais. Em suma, sua atuação concilia conhecimentos relacionados à engenharia e biologia, gerando produtos e recursos da bioengenharia. 

Para isso, o profissional deve possuir conhecimentos prévios, como: 

  • Microbiologia
  • Biossegurança
  • Genética
  • Toxicologia
  • Biologia Celular e Molecular
  • Biotecnologia


Tais conhecimentos podem ser obtidos por meio da graduação ou pós-graduação no curso de Engenharia de Bioprocessos.

O engenheiro de bioprocessos pode exercer sua atuação em diversas frentes, como centros de pesquisa, indústrias, produção de cosméticos, fármacos, produtos biotecnológicos e indústria alimentícia.

Por conta disso, setores como: agricultura, alimentos, saúde e pesquisa, possuem maior demanda relacionada à presença do profissional.

Engenheiro de bioprocessos

Como se tornar um Engenheiro de bioprocessos?

Para exercer atuação na área, o profissional deve possuir formação completa no curso de Engenharia de Bioprocessos

O curso é oferecido por instituições públicas e privadas, podendo ser ofertado com o nome de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Confira algumas das faculdades que oferecem a formação:


Outra alternativa disponível é por meio da pós-graduação na área. Para realizar a formação descrita, o profissional deve possuir graduação anterior em engenharias ou temáticas correlacionadas.

Além disso é indispensável que o profissional possua registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Se você deseja ingressar no ramo, confira ofertas com até 80% de desconto para o curso de Engenharia de Bioprocessos. Confira também cursos relacionados para atuar na área.