Logo Quero Bolsa

Engenheiro de materiais: tudo sobre a profissão

Aquele que pesquisa novos materiais ou novos usos de materiais

Em média, salários do profissional costumam ser bons no trabalho em indústrias petroquímicas e siderúrgicas

Ver bolsas de até 59%

Por que ser um Engenheiro de materiais?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Sobre a profissão

O que faz um Engenheiro de materiais?

O engenheiro de materiais é o profissional responsável por estudar, desenvolver e selecionar materiais, considerando suas propriedades físicas, químicas e mecânicas.

Seu objetivo é melhorar o desempenho e a sustentabilidade dos materiais utilizados em indústrias de construção civil, automobilística, aeroespacial, eletrônica, e de saúde.

O trabalho envolve analisar e escolher materiais como metais, polímeros, cerâmicas e compósitos, levando em conta sua resistência, durabilidade, custo e impacto ambiental.

O engenheiro de materiais também é responsável por desenvolver novos compostos, com propriedades aprimoradas para atender às necessidades tecnológicas e de inovação de produtos.

Além disso, profissional contribui para a pesquisa e desenvolvimento de processos industriais que visam melhorar a produção e a utilização dos materiais, otimizando a fabricação e garantindo qualidade e redução de custos.

+ Veja bolsas de estudo para o curso de Engenharia de Materiais

Como atua um Engenheiro de materiais?

O engenheiro de materiais se dedica a realizar pesquisas sobre novos materiais, testando diferentes composições para melhorar a resistência, flexibilidade ou condutividade. 

Ele também está envolvido no processo de seleção de materiais para a produção industrial, otimizando a escolha conforme as necessidades do produto final e as condições de operação.

Além disso, colabora com outros engenheiros, designers e especialistas para integrar materiais nos processos produtivos, com foco na qualidade e no custo-benefício. 

Ele participa, ainda, da análise de falhas de materiais e no desenvolvimento de soluções para melhorar a durabilidade e o desempenho de produtos.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Onde atua um Engenheiro de materiais?

O engenheiro de materiais pode atuar em indústrias de todos os segmentos, como automobilística, aeroespacial, eletrônica, energia, metalúrgica e biomateriais.

Também é demandado em fábricas, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D), empresas de consultoria ou centros de inovação tecnológica.

Além disso, há espaço para esse profissional em indústrias de reciclagem e sustentabilidade, onde ele pode desenvolver materiais ecológicos e trabalhar na recuperação de materiais usados.

Oportunidades para se tornar Engenheiro de materiais

Mostrando 0 em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Como se tornar um Engenheiro de materiais?

Para se tornar engenheiro de materiais, é necessário concluir a graduação em Engenharia de Materiais, que tem duração média de 5 anos.

O engenheiro de materiais também pode se especializar por meio de pós-graduação ou cursos de mestrado e doutorado nas áreas de nanotecnologia, biomateriais, tecnologia de polímeros ou engenharia de processos.

Além da formação acadêmica, o engenheiro de materiais deve dispor de habilidades de análise crítica, criatividade para inovação e capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar.

Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia de Materiais, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

Action Médio

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?