ProfissõesPor que dia 10 de abril é Dia da Engenharia?
Por Isabella Baliana em 10/04/2024
Entenda o motivo do dia 10 de abril ser considerado o Dia da Engenharia, qual a história e origem da data e confira como fazer Engenharia com bolsa de estudos
Aquele que pesquisa novos materiais ou novos usos de materiais
Em média, salários do profissional costumam ser bons no trabalho em indústrias petroquímicas e siderúrgicas

O engenheiro de materiais é o profissional responsável por estudar, desenvolver e selecionar materiais, considerando suas propriedades físicas, químicas e mecânicas.
Seu objetivo é melhorar o desempenho e a sustentabilidade dos materiais utilizados em indústrias de construção civil, automobilística, aeroespacial, eletrônica, e de saúde.
O trabalho envolve analisar e escolher materiais como metais, polímeros, cerâmicas e compósitos, levando em conta sua resistência, durabilidade, custo e impacto ambiental.
O engenheiro de materiais também é responsável por desenvolver novos compostos, com propriedades aprimoradas para atender às necessidades tecnológicas e de inovação de produtos.
Além disso, profissional contribui para a pesquisa e desenvolvimento de processos industriais que visam melhorar a produção e a utilização dos materiais, otimizando a fabricação e garantindo qualidade e redução de custos.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Engenharia de Materiais
O engenheiro de materiais se dedica a realizar pesquisas sobre novos materiais, testando diferentes composições para melhorar a resistência, flexibilidade ou condutividade.
Ele também está envolvido no processo de seleção de materiais para a produção industrial, otimizando a escolha conforme as necessidades do produto final e as condições de operação.
Além disso, colabora com outros engenheiros, designers e especialistas para integrar materiais nos processos produtivos, com foco na qualidade e no custo-benefício.
Ele participa, ainda, da análise de falhas de materiais e no desenvolvimento de soluções para melhorar a durabilidade e o desempenho de produtos.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O engenheiro de materiais pode atuar em indústrias de todos os segmentos, como automobilística, aeroespacial, eletrônica, energia, metalúrgica e biomateriais.
Também é demandado em fábricas, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D), empresas de consultoria ou centros de inovação tecnológica.
Além disso, há espaço para esse profissional em indústrias de reciclagem e sustentabilidade, onde ele pode desenvolver materiais ecológicos e trabalhar na recuperação de materiais usados.
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para se tornar engenheiro de materiais, é necessário concluir a graduação em Engenharia de Materiais, que tem duração média de 5 anos.
O engenheiro de materiais também pode se especializar por meio de pós-graduação ou cursos de mestrado e doutorado nas áreas de nanotecnologia, biomateriais, tecnologia de polímeros ou engenharia de processos.
Além da formação acadêmica, o engenheiro de materiais deve dispor de habilidades de análise crítica, criatividade para inovação e capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia de Materiais, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

Ser formado ou não... eis a questão?
ProfissõesPor Isabella Baliana em 10/04/2024
Entenda o motivo do dia 10 de abril ser considerado o Dia da Engenharia, qual a história e origem da data e confira como fazer Engenharia com bolsa de estudos
ProfissõesPor Patrícia Carvalho em 06/01/2020
Conheça 47 tipos de engenharia que existem no Brasil, veja quais são os principais tipos, saiba o que faz cada tipo e descubra qual a melhor para você
ProfissõesPor Rui Gonçalves em 25/07/2019
Biólogos, físicos e químicos são os profissionais mais beneficiados por aceleradores de elétrons como o Sirius e o UVX. Assista à reportagem da Revista QB.