Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Engenheiro de materiais: tudo sobre a profissão

Aquele que pesquisa novos materiais ou novos usos de materiais

Em média, salários do profissional costumam ser bons no trabalho em indústrias petroquímicas e siderúrgicas

engenheiro de materiais

Sobre a profissão

O engenheiro de materiais trabalha pesquisando novos materiais ou diferentes usos industriais para materiais já existentes. Ele cria novos produtos por meio de ligas e combinações, processos químicos aplicados a materiais como cerâmicas, ligas metálicas, polímeros, entre outros, considerando as necessidades do projeto.

O engenheiro de materiais pode se especializar em algum desses tipos de material. Um novo produto criado pela indústria precisa ser avaliado em termos de resistência, dificuldade ou facilidade de manuseio, submissão a altas ou baixas temperaturas, entre outros, o que é função deste profissional.

Além disso, o engenheiro de materiais pode trabalhar com controle de qualidade da produção e também na organização e gerência do processo produtivo desde a escolha da matéria-prima.

A diferença na atuação do engenheiro de materiais acontece, em geral, de acordo com o material que estuda e analisa. O profissional que atue com cerâmica trabalha com porcelana, azulejos, telhas; o que atua com metais lida com ligas metálicas de todos os tipos; se trabalhar com polímeros, lida com plásticos, borrachas, entre outros. Ele também pode trabalhar com biomateriais, que são os que podem interagir com o corpo humano (por exemplo, na produção de lentes de contato ou próteses artificiais). No dia a dia, o engenheiro de materiais costuma trabalhar diretamente no laboratório, realizando testes e experimentos com os materiais, além de supervisionar a produção dos materiais controlando sua qualidade. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio do engenheiro de materiais no Brasil é de R$ 8.062,15.

O engenheiro de materiais geralmente encontra espaço em indústrias, principalmente siderúrgica e petroquímica. A construção civil e o setor de metalurgia também aproveitam bastante esse tipo de profissional.

Engenheiro de materiais

Como se tornar um Engenheiro de materiais?

Além da formação na área de Engenharia de Materiais e obtenção do registro junto ao CREA, o engenheiro de materiais pode buscar emprego nas indústrias contratantes. O profissional iniciante tende a ser contratado, primeiro, como analista, para após alguns anos de experiência conseguir cargos mais elevados.

Mais profissões da área de Engenharia e Produção

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.