logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro de transportes: tudo sobre a profissão

O profissional responsável por gerir e coordenar ações de sistemas de transporte e tráfego. A área da engenharia de transportes é ampla e abriga profissionais formados em diversas áreas relacionadas. Por conta disso, existem vários caminhos para ingressar no ramo
engenheiro de transportes

Sobre a profissão

O engenheiro de transportes é o profissional designado a gerenciar o tráfego, planejando ações em sistemas de transporte, otimizando a mobilidade, organizando ações para o desenvolvimento de novas estruturas de transporte, e outras funções correlacionadas.

O trabalho desse profissional não se limita apenas a tráfegos terrestres e urbanos, mas, também, a meios relacionados a transportes ferroviários, hidroviários e aéreos.

Um exemplo prático da atuação desse profissional é relacionado a ações desenvolvidas com o objetivo de descongestionar trânsitos por meio de planejamentos que envolvem sinalização, desenho de fluxos em ruas e avenidas, novas estruturas e fiscalização de obras.

Sua atuação se assemelha a do engenheiro de mobilidade, possuindo, entretanto, como diferencial, maior foco em ações de criação e estruturamento de rodovias e fluxos de transportes.

O engenheiro de transportes deve esboçar ações para aprimorar o fluxo de redes de transportes e mobilidade, de forma que os impactos econômicos sejam minimizados e facilmente mensurados.

Definir cronogramas de manutenção de vias, identificar e apresentar soluções para os meios de transporte, calculando custos e trajetos, também são ações que esse profissional deve exercer. 

O profissional formado em Engenharia de Transportes pode atuar tanto no setor público quanto privado. Conheça algumas de suas principais áreas de atuação.

  • Concessionárias de rodovias
  • Construtoras, principalmente de obras de infraestrutura
  • Empresas ligadas ao setor de transporte de pessoas e mercadorias
  • Empresas de topografia
  • Empresas que operam ou gerenciam vias urbanas
  • Setores de controle de tráfego

De acordo com a plataforma Glassdoor, o salário para o engenheiro de transportes é de, em média, R$6.173,00.

Por que ser um Engenheiro de transportes?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro de transportes

    Como se tornar um Engenheiro de transportes?

    Para ingressar no mercado de trabalho na área, é necessário que o profissional possua formação completa no curso de Engenharia de Transportes. Entretanto, o curso é ofertado em poucas instituições no país. Por conta disso, outra possibilidade para atuar como engenheiro de transportes é por meio da graduação em áreas correlacionadas, como, por exemplo, Engenharia Civil, ou mediante a uma pós-graduação no curso de Engenharia de Transportes.

    A duração do curso, em nível de graduação, é de, em média, 4 a 5 anos. Já em uma pós-graduação a extensão do curso poderá ser menor, variando até 2 anos.

    Além disso, o profissional deve possuir registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

    Se você deseja se profissionalizar como engenheiro de transportes e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, confira ofertas de cursos que podem te capacitar a atuar na área.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?