O engenheiro de transportes é o profissional designado a gerenciar o tráfego, planejando ações em sistemas de transporte, otimizando a mobilidade, organizando ações para o desenvolvimento de novas estruturas de transporte, e outras funções correlacionadas.
O trabalho desse profissional não se limita apenas a tráfegos terrestres e urbanos, mas, também, a meios relacionados a transportes ferroviários, hidroviários e aéreos.
Um exemplo prático da atuação desse profissional é relacionado a ações desenvolvidas com o objetivo de descongestionar trânsitos por meio de planejamentos que envolvem sinalização, desenho de fluxos em ruas e avenidas, novas estruturas e fiscalização de obras.
Sua atuação se assemelha a do engenheiro de mobilidade, possuindo, entretanto, como diferencial, maior foco em ações de criação e estruturamento de rodovias e fluxos de transportes.
Veja também: As oportunidades de bolsas de estudo em Engenharia de Transportes na Quero Bolsa!
O engenheiro de transportes deve esboçar ações para aprimorar o fluxo de redes de transportes e mobilidade, de forma que os impactos econômicos sejam minimizados e facilmente mensurados.
Definir cronogramas de manutenção de vias, identificar e apresentar soluções para os meios de transporte, calculando custos e trajetos, também são ações que esse profissional deve exercer.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O profissional formado em Engenharia de Transportes pode atuar tanto no setor público quanto privado. Conheça algumas de suas principais áreas de atuação.
De acordo com a plataforma Glassdoor, o salário para o engenheiro de transportes é de, em média, R$6.173,00.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para ingressar no mercado de trabalho na área, é necessário que o profissional possua formação completa no curso de Engenharia de Transportes. Entretanto, o curso é ofertado em poucas instituições no país. Por conta disso, outra possibilidade para atuar como engenheiro de transportes é por meio da graduação em áreas correlacionadas, como, por exemplo, Engenharia Civil, ou mediante a uma pós-graduação no curso de Engenharia de Transportes.
A duração do curso, em nível de graduação, é de, em média, 4 a 5 anos. Já em uma pós-graduação a extensão do curso poderá ser menor, variando até 2 anos.
Além disso, o profissional deve possuir registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Se você deseja se profissionalizar como engenheiro de transportes e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, confira ofertas de cursos que podem te capacitar a atuar na área.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.