Logo Quero Bolsa

Engenheiro nuclear: tudo sobre a profissão

O profissional que utiliza a radiação para desenvolvimento de tecnologias

A atuação desse profissional vem se mostrando cada vez mais relevante. O uso dos recursos nucleares atrelados à tecnologia estão em alta e a atividade desse profissional se mostra necessária

Ver bolsas
Action Médio

Sobre a profissão

O que faz um Engenheiro nuclear?

O engenheiro nuclear é responsável por utilizar a radiação para o desenvolvimento de tecnologias que necessitam de recursos nucleares, o que envolve o setor de energia elétrica, alimentos e maquinários.

Devido a periculosidade de sua atuação, o profissional formado em engenharia nuclear  deve prezar pela segurança de materiais radioativos e seu correto descarte e possuir responsabilidade social para evitar possíveis acidentes e desastres.

O profissional também é responsável por projetar sistemas e componentes que envolvam o uso de recursos nucleares, como, por exemplo, maquinários de uso medicinal e reatores nucleares. Além disso, ele realiza testes e garante o pleno funcionamento de seus mecanismos.


+ Veja bolsas de estudo para o curso de Física

Como atua um Engenheiro nuclear?

A área de atuação do engenheiro nuclear envolve áreas relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias e mecanismos que utilizem recursos nucleares como fonte de energia. Dessa maneira, o profissional é responsável por manusear corretamente fontes de radioatividade para uso social através de maquinários, reatores, geração de energia e equipamentos de uso médico, alimentício e agrícolo.

A importância desse profissional está presente em nosso dia a dia por meio de sua contribuição em recursos socialmente necessários. Energia elétrica, equipamentos de exame médico e conservação de alimentos são apenas alguns dos exemplos disponíveis.

Onde atua um Engenheiro nuclear?

Indústrias, setores governamentais, instalações nucleares, fabricação de combustíveis nucleares, operação de reatores e geração de energia, são apenas alguns exemplos de áreas de atuação desse profissional.

O engenheiro nuclear não atua apenas em indústrias, mas também na construção de tecnologias de uso médico e sistemas para conservação de alimentos.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do engenheiro nuclear é de, em média, R$ 14.044,23.

Caso você tenha dúvidas sobre a profissão de engenheiro ser a escolha certa para o seu futuro, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.

Por que ser um Engenheiro nuclear?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Engenheiro nuclear?

Para ingressar no mercado de trabalho, é necessário que o profissional possua formação completa na faculdade de Engenharia Nuclear. Entretanto, apenas duas universidades oferecem o curso em nível de graduação atualmente no país. É o caso da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Por conta disso, outro caminho possível é por meio da pós-graduação na área após a conclusão de um curso da área da engenharia.

Além disso, é fundamental que o engenheiro possua registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Se você gostaria de se profissionalizar como engenheiro e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em, por exemplo, Engenharia Química, veja as ofertas de cursos disponíveis na Quero Bolsa.

Oportunidades para se tornar Engenheiro nuclear

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Action Médio

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?