logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro nuclear: tudo sobre a profissão

O profissional que utiliza a radiação para desenvolvimento de tecnologias . A atuação desse profissional vem se mostrando cada vez mais relevante. O uso dos recursos nucleares atrelados à tecnologia estão em alta e a atividade desse profissional se mostra necessária
engenheiro nuclear

Sobre a profissão

O engenheiro nuclear é responsável por utilizar a radiação para o desenvolvimento de tecnologias que necessitam de recursos nucleares, o que envolve o setor de energia elétrica, alimentos e maquinários.

Devido a periculosidade de sua atuação, o profissional formado em engenharia nuclear  deve prezar pela segurança de materiais radioativos e seu correto descarte e possuir responsabilidade social para evitar possíveis acidentes e desastres.

O profissional também é responsável por projetar sistemas e componentes que envolvam o uso de recursos nucleares, como, por exemplo, maquinários de uso medicinal e reatores nucleares. Além disso, ele realiza testes e garante o pleno funcionamento de seus mecanismos.

A área de atuação do engenheiro nuclear envolve áreas relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias e mecanismos que utilizem recursos nucleares como fonte de energia. Dessa maneira, o profissional é responsável por manusear corretamente fontes de radioatividade para uso social através de maquinários, reatores, geração de energia e equipamentos de uso médico, alimentício e agrícolo.

A importância desse profissional está presente em nosso dia a dia por meio de sua contribuição em recursos socialmente necessários. Energia elétrica, equipamentos de exame médico e conservação de alimentos são apenas alguns dos exemplos disponíveis.

Indústrias, setores governamentais, instalações nucleares, fabricação de combustíveis nucleares, operação de reatores e geração de energia, são apenas alguns exemplos de áreas de atuação desse profissional.

O engenheiro nuclear não atua apenas em indústrias, mas também na construção de tecnologias de uso médico e sistemas para conservação de alimentos.

De acordo com a plataforma Glassdoor, o salário médio para a função é de R$8.903.

Por que ser um Engenheiro nuclear?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro nuclear

    Como se tornar um Engenheiro nuclear?

    Para ingressar no mercado de trabalho, é necessário que o profissional possua formação completa na faculdade de Engenharia Nuclear. Entretanto, apenas duas universidades oferecem o curso em nível de graduação atualmente no país. É o caso da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Por conta disso, outro caminho possível é por meio da pós-graduação na área após a conclusão de um curso da área da engenharia.

    Além disso, é fundamental que o engenheiro possua registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

    Se você gostaria de se profissionalizar como engenheiro e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em, por exemplo, Engenharia Química, veja as ofertas de cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?