Logo Quero Bolsa

Especialista em e-commerce: tudo sobre a profissão

Aquele que se dedica à melhoria dos números de vendas no comércio digital

Profissional analisa o fluxo de compras no meio digital para elaborar estratégias de aprimoramento

Ver bolsas de até 75%
Action

Sobre a profissão

O que faz um Especialista em e-commerce?

O especialista em e-commerce é o profissional responsável por planejar estratégias de vendas on-line, garantindo uma experiência de compra segura e atrativa para o consumidor.

Entre suas funções estão o gerenciamento de catálogos de produtos digitais, definição de preços, análise de concorrência e acompanhamento de indicadores de desempenho, como taxa de conversão, ticket médio e volume de vendas.

Diferente dos comerciantes tradicionais, o profissional que trabalha com e-commerce deve integrar estratégias de marketing digital aos seus produtos, captando novos clientes através de campanhas em redes sociais, anúncios pagos, SEO e e-mail marketing.

+ Veja bolsas de estudo para o curso de Gestão de e-Commerce

Como atua um Especialista em e-commerce?

O especialista em e-commerce atua para elaborar estratégias de venda on-line, com base em indicadores de performance e comportamento dos clientes.

Em sua rotina, ele ajusta campanhas de marketing, revisa a performance de produtos e cria estratégias para melhorar a jornada de compra.

Também gerencia a integração entre setores internos, como estoque, logística e atendimento, assegurando que o processo de compra ocorra sem falhas.

Na prática, o profissional equilibra atividades operacionais, como atualização de catálogos e precificação, com tarefas estratégicas, como desenvolvimento de campanhas e projeção de resultados.

Seu papel é garantir crescimento sustentável e competitividade em um mercado digital em constante evolução.

Onde atua um Especialista em e-commerce?

O especialista em e-commerce atua em empresas varejistas, indústrias, marketplaces e startups. Sua presença é cada vez mais necessária em negócios que buscam expandir sua atuação digital. Além de integrar equipes internas, ele pode trabalhar em agências de marketing digital ou consultorias, prestando serviços para empresas que desejam estruturar ou otimizar suas lojas virtuais.

Caso você tenha dúvidas sobre a profissão certa para o seu futuro, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.

Por que ser um Especialista em e-commerce?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Especialista em e-commerce?

Para se tornar especialista em e-commerce, não há uma formação obrigatória. No entanto, cursos superiores em Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda ou áreas de Tecnologia podem ser vantajosos.

O requisito mais valorizado é a capacitação prática e o domínio das ferramentas digitais utilizadas no comércio eletrônico.

Oportunidades para se tornar Especialista em e-commerce

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Action

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?

Quais cidades têm cursos de Comunicação e Marketing?