Informações
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Figurinista: tudo sobre a profissão

Aquele que projeta e cria a vestimenta de personagens em produções artísticas

O figurinista trabalha em novelas, filmes, shows, séries de televisão e programas artísticos de todos os tipos

figurinista

Sobre a profissão

O figurinista é o profissional que elabora a vestimenta, ou figurino, de personagens e/ou profissionais em produções artísticas diversas, como teatrais, televisivas, cinematográficas, musicais, entre outras.

O figurinista é responsável por planejar e criar a imagem desses personagens, considerando vestuário e adereços. Para isso, ele deve estudar atentamente o roteiro da produção, aprofundando-se nas características da personagem e na época e na região retratadas, garantindo o máximo de fidelidade possível para garantir qualidade e credibilidade à produção.

Para cumprir essas atribuições da forma adequada, o figurinista deve ter vasto conhecimento de história da arte e da indumentária, além de saber integrar suas habilidades ao funcionamento da iluminação, cenografia, trilha sonora, efeitos sonoros, entre outros aspectos relacionados às produções artísticas.

Ao pegar um novo trabalho, o figurinista deve, antes de tudo, estudar atentamente o roteiro proposto. Com base nele, ele pesquisa a fundo a época, os costumes que serão retratados, os aspectos físicos e psicológicos das personagens e dos atores e artistas envolvidos na produção. Ele também leva em conta os aspectos de cenário e iluminação. Todo esse estudo deve gerar um orçamento de figurino para a produção.

A equipe de figurinistas pode criar as peças de figurino, utilizando mão de obra especializada, ou então alugá-las por meio de consignação. Todo o trabalho realizado pelo figurinista e seus assistentes está subordinado ao trabalho do diretor de arte da produção, que orientará as escolhas e aprovará o orçamento.

O piso salarial para o figurinista, de acordo com tabela 2018/2019 do Sindcine (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal), é de R$ 2.444,45 por semana.

O figurinista trabalha em filmes, comerciais publicitários, campanhas em vídeo, programas de televisão variados, séries de televisão, peças de teatro, shows artísticos, novelas, apresentações de dança e de arte em geral, ou qualquer evento que conte com a participação de artistas.

Figurinista

Como se tornar um Figurinista?

Não há uma formação específica para se tornar figurinista, nem a exigência de uma. Entretanto, os profissionais da área se diferenciam ao se especializar em Moda, Design de Moda, História da Arte, Cinema, Audiovisual, entre outros cursos relacionados.

Para conseguir entrar na área, o figurinista pode começar atuando em produções menores, de baixo orçamento, para montar um portfólio de trabalho. Produzir peças e indumentárias próprias para alugar para outras produções também é uma forma de ganhar reconhecimento e conseguir criar um nome no mercado de trabalho.

Mais profissões da área de Artes e Design

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.