A gastroenterologia é a especialidade médica que analisa as questões referentes ao aparelho digestivo, bem como todos os órgãos envolvidos no processo da digestão dos alimentos. Existem ocasiões em que os sistemas não estão em pleno funcionamento, ocasionando em desconforto ao paciente, resultado de doenças e distúrbios que acometem a região do tubo digestivo. Nesse caso, o paciente deve consultar-se com o gastroenterologista, médico especialista nas questões referentes à área.
O gastroenterologista tem a responsabilidade de realizar exames e formular raciocínios clínicos referentes ao cenário apresentado pelo paciente no momento da consulta. Para isso, ele prescreve a realização de exames que o auxiliem na compreensão do panorama geral, emitindo o diagnostico que compreenda o desconforto do atendido.
De modo geral, o gastroenterologista analisa as regiões adjacentes ao tubo digestivo, incluindo o esôfago, estomago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vesícula biliar, pâncreas e glândulas salivares. Por meio de sua análise prévia, o profissional diagnostica doenças e examina o funcionamento dos sistemas de seu paciente.
Entre as doenças mais comuns que acometem a região digestiva e, consecutivamente, demandam a atenção do gastroenterologista, é possível mencionar:
Leia também: Guia Completo do Revalida, feito pela Quero Bolsa.
O gastroenterologista atua no tratamento de doenças que acometem o aparelho digestivo, bem como todos os órgãos relacionados aos processos de digestão. Em sua rotina, o profissional presta atendimentos individuais aos seus pacientes, prescrevendo exames, laboratoriais ou de imagem, que o auxiliem na compreensão da questão apresentada pelo atendido.
O profissional também pode atuar com uma faixa etária particular. Atendendo especificamente crianças, o especialista desenvolverá ações da Gastroenterologia Pediátrica. Embora a área apresente variações em relação às técnicas empregadas no cenário geral, as atribuições do profissional são as mesmas.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O gastroenterologista atua em hospitais, clínicas e demais centros de saúde. Em seu dia a dia, o profissional realiza atendimentos, prescreve exames e tratamentos, elabora diagnósticos, presta informações, entre outras possibilidades relacionadas.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um médico.
Veja também: Qual pós-graduação devo fazer? Descubra qual é a pós-graduação ideal para seu momento de carreira.
Para se tornar gastroenterologista, o profissional deve contar com formação completa em Medicina. Além disso, a realização da residência médica na área da gastroenterologia também é necessária. Ao todo, os processos mencionados levam em torno de 10 anos, em média.
O profissional também pode optar, após a conclusão de sua graduação, por uma pós-graduação em Gastroenterologia. Por meio da formação, o estudante desenvolve as principais competências referentes à área, em um período médio de dois anos.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, mais de 50 instituições de ensino contam com ofertas para a especialização em Gastroenterologia. Confira algumas das universidades, faculdades e centros universitários que integram a lista:
Se você deseja seguir profissionalmente na área médica, confira o Guia Completo de Medicina, feito pela Quero Bolsa
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.