Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Gerente jurídico: tudo sobre a profissão

Aquele que gerencia as demandas jurídicas de uma instituição. O profissional deve conciliar as questões administrativas com a análise de ações judiciais.
gerente jurídico

Sobre a profissão

A função primordial dos profissionais inseridos no meio jurídico envolve a defesa do interesse de seus clientes, comparecimento em audiências, atendimentos particulares, entre outras possibilidades. Porém, saiba que existem diferentes setores de atuação na área jurídica. O advogado, por exemplo, presta um serviço diferente do juiz, que, por sua vez, desempenha atividades distintas do procurador.


Em suma, o segmento demanda a participação de profissionais habilitados para desempenhar funções variadas. A engrenagem jurídica só funcionará assertivamente com a presença plural dos diversos especialistas presentes no processo.


Dentre os cargos desempenhados, é possível citar a presença do gerente jurídico. É ele quem administra os escritórios e departamentos, auxiliando nas questões financeiras e de marketing. Nesse caso, enquanto o advogado presta seu serviço de defesa aos clientes e empresas, o gerente jurídico cuida das questões orçamentárias e logísticas.


A presença do profissional é amplamente demandada em empresas do setor privado, na qual o especialista administra e aplica as finanças da instituição para a resolução de processos, o que envolve etapas de análise, gestão de custos e contato frequente com os setores financeiros da instituição. Por esse motivo, os resultados numerários da empresa estão parcialmente relacionados às suas demandas jurídicas, demandando uma boa gestão por parte do gerente jurídico.

O gerente jurídico desenvolve, em seu dia a dia, atividades de administração dos recursos financeiros. O profissional análise as demandas processuais de sua empresa e projeta os gastos necessários para cada exigência. Para isso, o profissional lidera a sua equipe, acompanhando a resolução das questões jurídicas e mantendo contato direto com os setores financeiros.

Em sua rotina, também é comum que o profissional participe de reuniões, sugerindo modificações em cláusulas, corrigindo erros, analisando os processos, acompanhando o andamento das audiências, colhendo informações, propondo novos enfoques, entre outras possibilidades.

O gerente jurídico pode atuar em empresas de diversos segmentos, afinal, lidar com as questões jurídicas é fundamental para instituições de inúmeros setores. As possibilidades englobam desde companhias financeiras, até de comunicação.

Qual é o salário do Gerente Jurídico?

De acordo com os dados da plataforma Glassdoor, levando em conta 346 salários registrados, a remuneração do gerente jurídico é de, em média, R$ 17.082,00. Os valores, porém, variam de acordo com a empresa em questão. Os maiores salários podem ultrapassar R$ 30.000,00.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Por que ser um Gerente jurídico?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Gerente jurídico?

    Para atuar na área, o profissional deve possuir conhecimentos de Administração vinculados ao Direito, afinal, assim como destacado, o profissional concilia a gestão de finanças com as demandas jurídicas. Tais conhecimentos podem ser adquiridos por meio de graduações e pós-graduações.

    Recomenda-se que o profissional possua uma formação inicial em Direito ou Administração, ingressando, após a realização do curso, em especializações que apresentam os conceitos jurídicos e financeiros. As possibilidades são variadas, englobando:

    As opções listadas acima compreendem apenas algumas das oportunidades. Existem caminhos variados para alcançar o cargo, o que fica a critério da empresa contratante.

    Além das competências acadêmicas, também é importante que o profissional possua um perfil específico de:

    • Comunicação assertiva;
    • Facilidade em trabalhar em equipe;
    • Responsabilidade com prazos;
    • Autocontrole para agir em situações adversas.

    Caso seja do seu interesse ingressar no ramo, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar nos passos iniciais. No site, você encontra descontos de até 80% para a faculdade de Direito, além de bolsas para as pós-graduações listadas. Acesse e confira as ofertas em sua região.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Quais cidades têm cursos de Direito Público?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.