Gestor de tecnologia da informação: tudo sobre a profissão

Aquele que gerencia os processos de tecnologia em uma empresa 

Profissional ocupa posição estratégica para garantir o bom funcionamento dos aspectos técnicos e tecnológicos da empresa

gestor de tecnologia da informação

Sobre a profissão

O gestor de tecnologia da informação (TI) é o profissional que tem um conhecimento amplo a respeito dos processos relacionados à tecnologia em uma empresa e é responsável por geri-los, considerando sua manutenção adequada e o aprimoramento constante. Ele possui um papel fundamental na administração da segurança cibernética do local em que trabalha.


Ele realiza todo o trabalho de gestão dos profissionais de TI, como acompanhar o andamento de tarefas e entregas, e também envolve-se na otimização desses processos. Além disso, ele é responsável por implementar e garantir o andamento de projetos tecnológicos e de informática na empresa.



O gestor de tecnologia da informação, em seu dia a dia, gerencia os projetos e as equipes de TI dentro de uma empresa, e é responsável por otimizar esses processos considerando a efetividade associada à redução de custos. Ele também avalia e implementa novos projetos e gerencia a infraestrutura de tecnologia da empresa.



O salário médio de um gestor de tecnologia da informação no país é de R$ 7.000,00, de acordo com dados de 2021 do portal de recrutamento Glassdoor.

O gestor de tecnologia da informação pode trabalhar em empresas do setor de tecnologia, prestando serviços, ou gerenciando o setor de tecnologia de qualquer empresa.

Por que ser um Gestor de tecnologia da informação?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Gestor de tecnologia da informação

    Como se tornar um Gestor de tecnologia da informação?

    Embora não haja requisitos obrigatórios ou legais para se tornar gestor de tecnologia da informação, é comum que os profissionais da área sejam graduados em algum curso de tecnologia, como Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também é possível realizar o curso de graduação ou pós-graduação em Gestão de Tecnologia da Informação. Se você gostaria de se profissionalizar na área, veja as bolsas de estudos em tecnologia da informação disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Exatas e Informática

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.