Investigador criminal: tudo sobre a profissão
Aquele que investiga e soluciona crimes.
É sua responsabilidade analisar os vestígios de um delito e traçar conexões que contribuem para a resolução do caso.

- O investigador criminal analisa vestígios e traça conexões para identificar infratores e auxiliar na resolução de casos judiciais.
- No local do delito coleta documentos, armas, vestígios biológicos e digitais; realiza entrevistas com suspeitos e testemunhas; acompanha perícias e organiza relatórios para integrar provas ao inquérito.
- Atua em delegacias e unidades especializadas (homicídios, narcóticos, crimes cibernéticos) e também presta consultoria privada ou suporte a escritórios de advocacia.
- Falhar em acompanhar perícias ou em documentar e organizar provas e relatórios compromete a investigação e dificulta a responsabilização dos envolvidos.
- Colaborar com órgãos de segurança pública, documentar todas as evidências e elaborar inquéritos claros garante que as provas sustentem a penalização conforme a lei.
Por que ser um Investigador criminal?
O que faz um Investigador criminal?
O investigador criminal é o profissional responsável por investigar crimes, auxiliar na resolução de casos judiciais e identificar infratores.
É ele quem coleta e analisa evidências e interroga suspeitos e testemunhas, com o objetivo de desvendar os fatos que envolvem um crime.
Seu trabalho é desenvolvido em colaboração com órgãos de segurança pública e contribui para a penalização dos responsáveis, conforme a lei.
Como atua um Investigador criminal?
O investigador criminal atua para esclarecer a circunstância de um crime. Ele coleta evidências no local do delito, como documentos, armas, vestígios biológicos e digitais, e reúne provas materiais que apontem para os infratores.
Além disso, realiza entrevistas, colhendo informações de suspeitos, testemunhas e envolvidos, acompanha perícias e organiza relatórios sobre os casos.
O profissional também participa da elaboração de inquéritos policiais e do acompanhamento das investigações até o momento de apresentar os resultados às autoridades competentes.
Onde atua um Investigador criminal?
O investigador criminal atua em delegacias de polícia e unidades especializadas de investigações, como departamentos de homicídios, narcóticos, crimes cibernéticos e áreas de investigação.
A demanda se estende, ainda, para consultorias privadas ou para escritórios de advocacia, que requisitam a expertise do profissional para a resolução de casos isolados.
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para se tornar um investigador criminal, é necessário ser aprovado em um concurso público para o cargo, organizado por órgãos de segurança pública, como a Polícia Civil.
Além disso, o candidato precisa ter graduação em áreas como Direito, Ciências Criminais, Segurança Pública ou áreas correlatas, além de conhecimentos específicos sobre legislação penal e técnicas de investigação.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?