Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Ombudsman: tudo sobre a profissão

Aquele que intermedeia a resolução de dilemas evidenciados pelo público. Com base em sua análise, ele fornece orientações e indica caminhos para a prevenção de recorrências.
ombudsman

Sobre a profissão

O ombudsman, também conhecido como provedor de justiça ou ouvidor, é o profissional que media procedimentos entre organização e públicos, seja em empresas privadas, instituições públicas ou veículos de comunicação. Suas principais responsabilidades incluem receber, investigar e resolver imposições de clientes, consumidores ou cidadãos, garantindo a atenção às reivindicaçẽs, com seriedade e imparcialidade.


Além de lidar com contratempos individuais, o ombudsman também identifica tendências e padrões recorrentes, fornecendo feedbacks para a alta gestão da organização. Sua análise contribui para a implementação de melhorias sistêmicas e prevenção de problemas futuros.


+ Veja bolsas de estudo para o curso de Direito

O ombudsman atua de maneira independente e imparcial, seguindo um processo definido para resolver queixas e reivindicações. Inicialmente, ele recebe a reclamação e conduz uma análise preliminar para validar a jurisdição. Em seguida, investiga os fatos, o que pode incluir entrevistas com as partes envolvidas, revisão de documentos e outras evidências relevantes.


Após a investigação, o ombudsman elabora um relatório com suas conclusões e recomendações, que pode ser encaminhado à administração da organização ou às partes envolvidas para que as ações corretivas necessárias sejam tomadas.


Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

O ombudsman pode atuar em empresas privadas, órgãos públicos, instituições financeiras, organizações sem fins lucrativos e veículos de comunicação. As possibilidades englobam segmentos de telecomunicações, saúde, serviços financeiros e grandes corporações.


Em sua rotina, o profissional atua como um defensor dos interesses do público, revisando queixas e promovendo a responsabilidade e a ética.

Como se tornar um Ombudsman?

Para se tornar um ombudsman, é necessário possuir uma formação acadêmica em áreas correlatas ao Direito, embora não haja um percurso único específico exigido para a função.

Além do diploma, habilidades interpessoais, como empatia, capacidade de escuta ativa e comunicação eficaz, são requisitadas.

Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Direito em sua região.

Qual curso fazer para ser Ombudsman?

Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.