O otorrinolaringologista é o médico especializado no tratamento de doenças relacionadas ao ouvido, nariz e garganta. Ele trata condições como sinusite, rinite, otite, perda auditiva e distúrbios da voz, além de realizar intervenções cirúrgicas para corrigir problemas nessas áreas.
O profissional se dedica à promoção da saúde dos ouvidos, nariz e garganta, incluindo as estruturas relacionadas, como seios paranasais, laringe e base do crânio. É ele quem emite o diagnóstico e trata condições que afetam audição, respiração, fala, equilíbrio e deglutição.
Além de atender pacientes com queixas específicas, o otorrinolaringologista realiza avaliações preventivas para evitar o agravamento de doenças e promove a qualidade de vida.
Entre as atividades intervenções mais comuns desse profissional estão o tratamento de infecções, como otites, sinusites e amigdalites, que afetam o bem-estar dos pacientes. Ele também aborda condições crônicas, como rinite alérgica, apneia do sono e perda auditiva, utilizando tanto terapias clínicas quanto procedimentos cirúrgicos.
Sua rotina é dinâmica, podendo incluir consultas ambulatoriais, exames de imagem e audiometria, além de cirurgias em ambiente hospitalar. Além do atendimento clínico, os profissionais podem se dedicar à pesquisa e ensino, contribuindo para o avanço das técnicas médicas e para a formação de novos profissionais.
+ Veja o Guia Completo de Medicina da Quero Bolsa
Para que serve o otorrinolaringologista?
O otorrinolaringologista é encarregado de diagnosticar e tratar problemas relacionados aos ouvidos, nariz e garganta, bem como estruturas adjacentes. Ele atende pacientes com condições que afetam a audição, respiração, voz, equilíbrio e deglutição.
Esse especialista realiza avaliações detalhadas utilizando exames clínicos e complementares, como audiometria e endoscopia, para identificar e tratar doenças. Também realiza procedimentos e cirurgias, como correção de desvio de septo, implantes cocleares e retirada de amígdalas, quando necessário.
O que o otorrinolaringologista trata?
O otorrinolaringologista trata uma variedade condições relacionadas aos ouvidos, nariz, garganta e estruturas associadas. Entre as principais, estão:
- Distúrbios na audição: Infecções (otites), zumbido, perda auditiva, tontura, vertigem e problemas no equilíbrio.
- Problemas de respiração: Rinite, sinusite, desvio de septo, pólipos nasais e sangramentos nasais (epistaxe).
- Problemas na garganta: Amigdalite, faringite, laringite, distúrbios da voz, como rouquidão, e dificuldade para engolir (disfagia).
- Apneia do sono: Distúrbios respiratórios relacionados ao sono, incluindo ronco e obstruções nas vias aéreas.
- Tumores: Diagnóstico e tratamento de tumores de cabeça e pescoço, incluindo os que afetam as cordas vocais, garganta e glândulas salivares.
- Outras condições: Problemas relacionados ao refluxo laringofaríngeo, paralisia facial e infecções recorrentes.