O Pizzaiolo é o profissional especializado no preparo de pizzas. Sua função é preparar a massa, os recheios, o tempero e os aperitivos que acompanham uma pizza. Além de fazer a pizza, o pizzaiolo deve garantir a qualidade e o sabor do alimento, bem como o aspecto atraente, que agrade aos clientes. Além dos sabores tradicionais, o pizzaiolo pode desenvolver novas combinações e receitas próprias. Para isso, ele deve conhecer muito bem os alimentos, temperos e saber combinar os sabores. O pizzaiolo também pode coordenar uma equipe de cozinha de uma pizzaria e controlar o estoque de ingredientes.
Na preparação da massa da pizza e de seus recheios, o pizzaiolo precisa saber o ponto certo dos temperos e fazer uma boa combinação de sabores. Ele também precisa acompanhar o tempo em que ela deve ficar no forno para garantir a qualidade do alimento. Com o ganho de experiência, muitos profissionais também decidem abrir o próprio negócio e administrar uma pizzaria. Se você quer se especializar nesta área e fazer sua faculdade com bolsa de estudo em Gastronomia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O pizzaiolo trabalha em pizzarias, restaurantes, lanchonetes, cantinas, hotéis e em qualquer estabelecimento que ofereça pizzas. Com a evolução da Gastronomia, é comum que o profissional capacitado abra o seu próprio negócio, buscando atender às novas exigências e demandas do mercado e oferecer diferenciais que tornem seu estabelecimento competitivo.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do pizzaiolo é de, em média, R$ 2.195,49.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para ser um pizzaiolo, não é necessária a formação de nível superior, mas recomenda-se, pelo menos, o Ensino Fundamental completo. Para quem deseja se desenvolver na profissão, entretanto, é interessante fazer cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento, e até mesmo a graduação em Gastronomia, para melhor entender especificidades dos alimentos e temperos e adquirir um conhecimento maior.
É possível também estudar Gastronomia com bolsa de estudo e fazer o curso com desconto. Ao garantir a bolsa, a economia passa a ser grande, assim como as oportunidades no mercado de trabalho.
Um pizzaiolo deve gostar do ramo de alimentos e de cozinhar, além de conhecer bem os ingredientes e instrumentos de uma cozinha. O pizzaiolo deve também ter paciência, atenção, calma para trabalhar sob pressão, boa disposição física, boa memória, assiduidade e senso de estética para montar uma pizza.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.