logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Pizzaiolo: tudo sobre a profissão

O profissional que garante o sabor e a apresentação das pizzas. Com o passar dos anos e o aumento de experiência, é comum que o profissional abra seu próprio negócio
pizzaiolo

Sobre a profissão

O Pizzaiolo é o profissional especializado no preparo de pizzas. Sua função é preparar a massa, os recheios, o tempero e os aperitivos que acompanham uma pizza. Além de fazer a pizza, o pizzaiolo deve garantir a qualidade e o sabor do alimento, bem como o aspecto atraente, que agrade aos clientes. Além dos sabores tradicionais, o pizzaiolo pode desenvolver novas combinações e receitas próprias. Para isso, ele deve conhecer muito bem os alimentos, temperos e saber combinar os sabores. O pizzaiolo também pode coordenar uma equipe de cozinha de uma pizzaria e controlar o estoque de ingredientes.

Na preparação da massa da pizza e de seus recheios, o pizzaiolo precisa saber o ponto certo dos temperos e fazer uma boa combinação de sabores. Ele também precisa acompanhar o tempo em que ela deve ficar no forno para garantir a qualidade do alimento. Com o ganho de experiência, muitos profissionais também decidem abrir o próprio negócio e administrar uma pizzaria. Se você quer se especializar nesta área e fazer sua faculdade com bolsa de estudo em Gastronomia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

O pizzaiolo trabalha em pizzarias, restaurantes, lanchonetes, cantinas, hotéis e em qualquer estabelecimento que ofereça pizzas. Com a evolução da Gastronomia, é comum que o profissional capacitado abra o seu próprio negócio, buscando atender às novas exigências e demandas do mercado e oferecer diferenciais que tornem seu estabelecimento competitivo.

Por que ser um Pizzaiolo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Pizzaiolo

    Como se tornar um Pizzaiolo?

    Para ser um pizzaiolo, não é necessária a formação de nível superior, mas recomenda-se, pelo menos, o Ensino Fundamental completo. Para quem deseja se desenvolver na profissão, entretanto, é interessante fazer cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento, e até mesmo a graduação em Gastronomia, para melhor entender especificidades dos alimentos e temperos e adquirir um conhecimento maior.

    É possível também estudar Gastronomia com bolsa de estudo e fazer o curso com desconto. Ao garantir a bolsa, a economia passa a ser grande, assim como as oportunidades no mercado de trabalho.

    Um pizzaiolo deve gostar do ramo de alimentos e de cozinhar, além de conhecer bem os ingredientes e instrumentos de uma cozinha. O pizzaiolo deve também ter paciência, atenção, calma para trabalhar sob pressão, boa disposição física, boa memória, assiduidade e senso de estética para montar uma pizza.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.