Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Quiroprata: tudo sobre a profissão

Aquele que estimula sistemas do corpo com o movimento com as mãos. Profissional ainda enfrenta preconceito e receio das pessoas no Brasil; São Paulo e Rio Grande do Sul concentram maior número de atuantes
quiroprata

Sobre a profissão

O quiroprata é o profissional que trata disfunções do sistema musculoesquelético, com foco na coluna vertebral. Ele utiliza técnicas manuais para realinhar articulações, aliviar dores, melhorar a mobilidade e promover o bem-estar geral dos pacientes, por meio de avaliações que identificam áreas de desalinhamento.


Além disso, o quiroprata recomenda exercícios e orientações posturais para prevenir lesões, melhorando a qualidade de vida e promovendo o bem-estar geral do paciente.


Entre as disfunções mais comuns tratadas pelo quiroprata estão a hérnia de disco, dor nas costas, dor de cabeça e alteração postural. Ele pode trabalhar em conjunto ou encaminhar o paciente para tratamentos complementares com outros profissionais da saúde, como o ortopedista, reumatologista, neurologista e fisioterapeuta.


+ Veja bolsas de estudo para o curso de Quiropraxia

Em seu cotidiano, o quiroprata realiza avaliações e tratamentos, considerando o sistema musculoesquelético dos pacientes. A primeira etapa de seu trabalho envolve o desenvolvimento de uma avaliação detalhada, na qual o profissional realiza uma anamnese para entender o histórico do paciente, identificar queixas e sintomas e avaliar a postura e mobilidade.


Após o diagnóstico, o quiroprata aplica técnicas de ajuste manual, conhecidas como manipulações ou ajustes quiropráticos, que visam restaurar a funcionalidade das articulações e aliviar tensões. O processo envolve o uso controlado de força em pontos específicos para corrigir desalinhamentos e melhorar o movimento. Além disso, o tratamento pode incluir mobilizações, alongamentos e orientações posturais para promover a reabilitação e prevenir futuras lesões.

O quiroprata é requisitado, majoritariamente, em clínicas de quiropraxia, onde realiza atendimentos voltados à recuperação e manutenção da saúde musculoesquelética dos pacientes. Muitos profissionais também trabalham em centros de reabilitação, colaborando com equipes de fisioterapeutas e outros profissionais para ajudar na recuperação de lesões e no alívio de dores crônicas.


Outros locais de atuação incluem academias e centros esportivos, ambientes em que o quiroprata previne e trata lesões em atletas e praticantes de atividades físicas.

Por fim, hospitais e centros médicos também são opções para os especialistas, especialmente em equipes multidisciplinares que cuidam de casos ortopédicos e de traumas.

Por que ser um Quiroprata?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Quiroprata?

    Para se tornar um quiroprata, o estudante deve completar uma graduação relacionada, seja em Fisioterapia ou Quiropraxia. Também é recomendável que o profissional busque se registrar na Associação Brasileira de Quiropraxia, garantindo uma prática regularizada.

    Cursos adicionais também podem ampliar a atuação do profissional, como especializações em manipulação avançada e cuidados para diferentes perfis de pacientes.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Quiropraxia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Qual curso fazer para ser Quiroprata?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Quais cidades têm cursos de Quiropraxia?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.