Um quiroprata é o profissional da saúde especializado em diagnosticar e tratar a má posição das articulações, que interfere no funcionamento normal dos músculos e nervos do paciente. Além disso, é função do quiroprata auxiliar na prevenção de doenças do sistema nervoso, muscular e esquelético por meio de terapia manual, como a manipulação de articulações, de exercícios físicos e reeducação postural.
Entre as enfermidades mais comuns tratadas pelo quiroprata estão a hérnia de disco, dor nas costas, dor de cabeça e alteração postural. Depois de diagnosticado o distúrbio neuromusculoesquelético, o quiroprata pode trabalhar em conjunto ou encaminhar o paciente para tratamentos complementares com outros profissionais da saúde, como o ortopedista, reumatologista, neurologista e fisioterapeuta.
O quiroprata faz movimentos com as mãos capazes de melhorar dores nas costas, ombros, pescoço e cabeça. Dessa forma, ele equilibra os sistemas do corpo por meio de estímulos. A maior parte dos quiropratas se encontra em São Paulo e no Rio Grande do Sul, locais em que estão localizadas as faculdades mais antigas que oferecem o curso de graduação no Brasil. Muitos seguem a área clínica, com o trabalho em consultórios próprios, empresas, academias e clubes (para tratar lesões esportivas). Apesar do receio que existe em torno da profissão, o mercado apresenta ascensão pelo aumento de profissionais graduados na área e pela procura por tratamento para solucionar problemas crônicos.
A área de atuação mais comum para um quiroprata é a clínica, pois as dores neuromusculoesqueléticas atingem cerca de 30% da população do Brasil, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED). Nesse caso, o quiroprata pode trabalhar tanto em clínicas de saúde quanto abrir seu próprio consultório - opções mais buscadas pelos profissionais. O quiroprata também pode atuar em hospitais e centros de saúde ou em instituições de ensino ou pesquisa.
Também são opções para o quiroprata a atuação em empresas, para cuidar da prevenção de doenças ocupacionais dos funcionários e em clubes esportivos, prevenindo e tratando lesões. É responsabilidade do quiroprata lidar com lesões por esforços repetitivos (LERs).
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Ao contrário de outros países, como Estados Unidos e Canadá, existe uma discussão intensa sobre o fato de a Quiropraxia ser considerada uma especialidade da Fisioterapia. Porém, o quiroprata não está necessariamente sob a supervisão de um conselho, como os fisioterapeutas. O profissional deve cursar uma das três graduações existentes na área no Brasil e aprovadas pelo MEC para conseguir a formação como quiroprata.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Quiropraxia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.