Profissões4 profissões para quem gosta de animais
Por Leonardo Messias em 09/05/2023
Já pensou em atuar no cuidado e assistência das diferentes espécies? Veja 4 opções de carreira para que gosta de animais
Aquele que conduz tratores e implementos agrícolas
Sua responsabilidade é arar, nivelar, semear e transportar insumos em fazendas e coperativas.

O tratorista é o profissional responsável por conduzir tratores e implementos agrícolas, realizando atividades de plantio, colheita e transporte de insumos.
Seu trabalho consiste em arar, gradear, nivelar o solo, semear e transportar materiais agrícolas. Também é encarregado de acoplar e operar implementos agrícolas ao maquinário, como arados, pulverizadores, plantadeiras e colheitadeiras.
Além de manusear os equipamentos, o tratorista realiza a manutenção básica das máquinas, como checagem de óleo, água, filtros e pneus. Pode, ainda, auxiliar no planejamento das atividades de campo e registrar as operações realizadas.
O tratorista trabalha conduzindo tratores e implementos agrícolas para realizar o plantio, a colheita e o transporte de insumos, seguindo normas técnicas e de segurança.
Em sua rotina, o profissional realiza inspeções nos tratores, verificando níveis de óleo, combustível, água e pressão dos pneus antes de iniciar as operações.
Com a checagem inicial concluída, ele mobiliza o trator para as áreas de cultivo, manobrando implementos para arar, gradear, nivelar o solo, semear e aplicar defensivos agrícolas, conforme as necessidades da lavoura.
Além disso, o tratorista é responsável por operar máquinas colheitadeiras e outros implementos para colher, transportar e armazenar a produção agrícola.
O tratorista pode atuar em propriedades rurais, fazendas, cooperativas agrícolas, empresas de agroindústria e prestadoras de serviços de mecanização agrícola.
As oportunidades de emprego para o profissional se concentram em lavouras de grãos, culturas perenes, hortaliças, produção de frutas e em áreas de reflorestamento. Também há perspectivas em empresas de prestação de serviços agrícolas, que contratam profissionais para operar máquinas em diferentes propriedades.
Além disso, o tratorista pode trabalhar em agroindústrias que realizam parte das atividades de campo, como transporte interno de produtos agrícolas.
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para se tornar tratorista, é necessário contar com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) compatível, geralmente categoria B ou C, e acumular experiência prática em operação de tratores, adquirida por meio de cursos profissionalizantes ou treinamentos específicos.
O ingresso geralmente ocorre após o término de cursos de qualificação profissional oferecidos por escolas técnicas, sindicatos rurais ou empresas de máquinas agrícolas.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Agronomia em sua região.

Ser formado ou não... eis a questão?
ProfissõesPor Leonardo Messias em 09/05/2023
Já pensou em atuar no cuidado e assistência das diferentes espécies? Veja 4 opções de carreira para que gosta de animais
ProfissõesPor Camilla Freitas em 29/03/2022
Quer seguir como agrônomo? Veja a média salarial dessa carreira em relação ao nível profissional, porte da empresa e estados.
ProfissõesPor João Vitor Marcondes em 13/01/2022
As áreas profissionais de Ciências Biológicas e Engenharias podem trabalhar em conjunto e, principalmente, em benefício do meio ambiente.