Por que é utilizada a cor amarela no Setembro Amarelo?
A cor faz referência a um jovem do Colorado (EUA), chamado Mike Emme, que se suicidou aos 17 anos de idade, no dia 8 de setembro de 1994. Ele tinha um Ford Mustang amarelo e foi encontrado sem vida dentro do carro. O que muitos não sabiam é que Mike lutava contra a depressão e ansiedade, mas não conseguiu pedir por ajuda.
A história de Mike comoveu os Estados Unidos e então, naquele ano, foi criada a fundação Yellow Ribbon (Fita Amarela), com o objetivo de conscientizar sobre a depressão e promover a prevenção do suicídio. E é por isso que, desde então, a fita amarela é utilizada no mundo todo como símbolo da luta contra o suicídio, sendo também o principal símbolo do Setembro Amarelo.
Confira: Desafios do ensino remoto impactam na saúde mental dos professores
+ Vestibulandos têm piora na saúde mental durante quarentena; veja como lidar com o momento
O que significa o Setembro Amarelo?
Conforme visto, embora a iniciativa possa ocorrer durante o ano inteiro, o Setembro Amarelo é uma campanha realizada durante todo o mês de setembro com o objetivo de promover a conscientização da prevenção do suicídio. Na edição deste ano, o slogan do Setembro Amarelo é “A vida é a melhor escolha!“.
De acordo com o próprio site da campanha, praticamente 100% de todos os casos de suicídio estão relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Visto isso, é fato que a maioria dos casos poderia ter sido evitada se os pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Assim, geralmente neste mês, em busca de conscientizar e falar sobre o tema, escolas, instituições de ensino superior, organizações e até empresas realizam eventos, palestras, campanhas e diversas ações com o objetivo de destacar a importância do assunto e estimular quem está passando por um quadro de depressão ou ansiedade a buscar por apoio médico e/ou psicológico.
Veja também: Sua saúde mental importa: saiba como lidar com a ansiedade pré-Enem e vestibulares
+ Saúde Mental: 6 aplicativos para ajudar estudantes com ansiedade e outros transtornos
Busque por ajuda!
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida é uma das principais instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Eles atendem de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat, durante 24 horas, todos os dias da semana.
Assim, para pedir ajuda, é fácil! É só ligar para o número 188 ou acessar o site do CVV. Não hesite em entrar em contato e lembre-se: a vida sempre é a melhor escolha!
Além do CVV, também é válido lembrar que, se você estiver passando por dificuldades psicológicas ou emocionais, busque por apoio de profissionais como psicólogos ou psiquiatras. Eles são os profissionais mais indicados nestes casos e possuem todos os conhecimentos necessários para conseguir te ajudar de forma efetiva.
Confira também: Entenda a diferença entre psicólogo e terapeuta
+ Entenda a diferença entre psicólogo e psiquiatra
+ Confira 5 dúvidas frequentes na área da Psicologia