Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Administrador de sistemas: tudo sobre a profissão

Aquele que otimiza os sistemas de uma organização, corrigindo falhas e assegurando seus desempenhos. Ele encontra oportunidades em empresas de todos os níveis e segmentos.
administrador de sistemas

Sobre a profissão

O administrador de sistemas é o profissional responsável por garantir a eficiência, seguridade e otimização dos sistemas de uma organização. Suas atividades diárias envolvem a manutenção, monitoramento e atualização de servidores. Assim, o profissional assegura que os recursos de tecnologia da informação estejam disponíveis e em condições ideais de uso.


Além disso, ele atua na identificação e solução de problemas técnicos, muitas vezes trabalhando de forma proativa para evitar falhas ou interrupções que possam afetar a continuidade dos negócios.


O profissional também se dedica à instalação e atualização de software, configuração de redes, backup de dados e sua recuperação, além de trabalhar com medidas de segurança, impedindo invasões e protegendo as informações da empresa. 


É comum que os administradores de sistemas trabalhem em conjunto com equipes de TI, desenvolvedores de software e outros especialistas para garantir a integridade e a performance das tecnologias da organização.


+ Veja bolsas de estudo para o curso de Ciência da Computação

Em seu cotidiano, o administrador de sistemas realiza o monitoramento de servidores e redes, identificando e corrigindo falhas para garantir o desempenho máximo. A atuação requer uma análise cuidadosa e habilidade de diagnosticar erros.


Além do monitoramento, o profissional se dedica a tarefas de manutenção preventiva, realizando atualizações e otimizando sistemas para garantir que operem com eficiência. Em muitos casos, ele também é responsável por estabelecer protocolos de segurança, protegendo dados e sistemas contra potenciais ameaças. 


Em situações de incidentes ou falhas mais graves, o administrador de sistemas trabalha em colaboração com outras áreas de TI, buscando soluções integradas e coordenadas.

 

Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

O administrador de sistemas encontra oportunidades em empresas de todos setores que demandam a operação de infraestrutura tecnológica. Assim, é possível encontrá-los atuando em corporações multinacionais, startups, agências governamentais, instituições de ensino entre outras.


Além do ambiente corporativo tradicional, muitos administradores de sistemas optam por trabalhar de forma autônoma ou como consultores, prestando serviços para diversas empresas.


Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um analista de sistemas.

Por que ser um Administrador de sistemas?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Administrador de sistemas?

    O caminho para se tornar um administrador de sistemas começa com uma formação em áreas relacionadas à tecnologia da informação, como Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação

    A formação acadêmica fornece uma base sólida em conceitos e práticas demandas para a profissão. Durante os anos de estudo, os aspirantes a administradores de sistemas são apresentados a diversas disciplinas que abordam redes, sistemas operacionais, programação e segurança da informação.

    Experiência prática, muitas vezes adquirida através de estágios ou posições iniciais em departamentos de TI, também é uma etapa valiosa para consolidar o aprendizado e adquirir habilidades específicas do dia a dia da profissão.

    Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Ciência da Computação em sua região.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?