ProfissõesAdministração: veja métodos e técnicas de gerenciamento de projetos
Por João Vitor Marcondes em 16/09/2024
Confira os métodos e as técnicas de gerenciamento de projetos na área administrativa. Saiba a ligação das áreas na Revista Quero.
O profissional que gerencia e organiza processos licitatórios, assegurando que a empresa cumpra todas as normas e requisitos dos editais
Sua expertise é requisitada em empresas privadas, consultorias e órgãos públicos.

O analista de licitação gerencia e acompanha processos licitatórios, zelando pela preparação e organização dos documentos e propostas que permitem a participação de empresas em concorrências públicas e privadas. Ele examina os editais, estuda as exigências e define os requisitos necessários para cada trâmite, assegurando que todas as normas e prazos sejam respeitados.
Ele também elabora e revisa contratos, analisa o mercado e prevê desafios potenciais, visando posicionar a empresa de forma competitiva e estratégica. A função demanda precisão e um conhecimento profundo sobre legislação e regulamentos específicos de licitações, além de estratégias de mercado que permitam uma atuação assertiva.
O analista de licitação mantém contato com órgãos reguladores, parceiros e fornecedores, verificando a viabilidade das propostas e realiza pesquisas de mercado para entender a concorrência.
Em seu cotidiano, o analista de licitação introduz seu trabalho analisando editais, estudando os requisitos impostos para a concorrência e verificando a viabilidade da participação. Por meio desse processo, ele avalia a capacidade da empresa em atender às exigências e organiza os documentos necessários, respeitando prazos rigorosos.
Na fase de elaboração das propostas, o analista coordena as informações obtidas de outros departamentos, como financeiro e jurídico, e ajusta a documentação às especificações do edital, certificando-se de que tudo esteja em conformidade com as exigências legais.
Em seguida, durante o processo licitatório, o analista acompanha cada etapa, mantendo contato com os responsáveis e monitorando prazos e condições estipulados. Caso a empresa vença a licitação, ele continua a gerenciar o cumprimento das obrigações contratuais, garantindo a execução correta do contrato, inclusive elaborando relatórios e comunicando-se com os contratantes sobre o progresso.
O analista de licitação encontra oportunidades em empresas privadas que participam de concorrências públicas, assim como em consultorias especializadas em processos licitatórios e em empresas que oferecem serviços ou fornecem produtos para o setor público. O profissional integra o departamento de compras, lidando com a elaboração de propostas, organização dos documentos e na interface com o cliente ou órgão público responsável pelo edital.
Além de ambientes privados, órgãos público requisitam o profissional em prefeituras, governos estaduais e órgãos federais, onde ele é responsável pela elaboração e análise de editais, garantindo a legalidade dos processos de aquisição de bens e serviços. Os profissionais também podem trabalhar em empresas terceirizadas que prestam assessoria a órgãos públicos, oferecendo suporte para o cumprimento de normas e a administração dos processos licitatórios.
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Para se tornar um analista de licitação, é necessário cursar Administração, Direito, Economia ou Gestão Pública, áreas que fornecem o embasamento aplicável para a interpretação de regulamentos e legislações sobre processos licitatórios. Muitos profissionais também buscam cursos específicos de curta duração para obter uma compreensão prática sobre o funcionamento dos processos, as principais regras e a documentação necessária para cada etapa.
Além do percurso acadêmico, familiarizar-se com a Lei de Licitações e Contratos e outras legislações relacionadas ao setor público é essencial para que o analista possa interpretar os editais e normas de maneira precisa.
A experiência em empresas ou setores de compras, contratos e administração também contribui para o desenvolvimento das habilidades necessárias, assim como dispor de conhecimentos em negociação e análise de mercado.

Ser formado ou não... eis a questão?
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