ProfissõesAdministração: veja métodos e técnicas de gerenciamento de projetos
Por João Vitor Marcondes em 16/09/2024
Confira os métodos e as técnicas de gerenciamento de projetos na área administrativa. Saiba a ligação das áreas na Revista Quero.
Aquele que acompanha processos licitatórios.
Seu objetivo é garantir o cumprimento de requisitos legais e técnicos exigidos por órgãos públicos.

O analista de licitações é o profissional responsável por preparar propostas para processos licitatórios, garantindo que a empresa cumpra os requisitos legais e técnicos exigidos por órgãos públicos.
Seu papel está ligado à análise de editais, elaboração de documentos, acompanhamento de prazos e execução de cadastros em plataformas eletrônicas de compras governamentais.
Além disso, o analista organiza a documentação jurídica, fiscal e técnica da empresa, mantendo-a atualizada e pronta para participação em concorrências públicas.
Também pode acompanhar sessões públicas, responder impugnações e esclarecer dúvidas junto aos órgãos contratantes, zelando pela conformidade dos processos.
Em seu cotidiano, o analista de licitações acompanha os diários oficiais e plataformas de compras públicas em busca de editais compatíveis com o escopo da empresa.
Ele lê e interpreta os documentos, avalia a viabilidade da participação e, caso seja pertinente, coordena a elaboração da proposta comercial e técnica.
O profissional também gerencia prazos, organiza certidões e garantias exigidas, e envia todos os documentos conforme os critérios estabelecidos no edital.
Quando a licitação exige lances on-line ou a participação em sessões públicas, o analista compete com outras empresas e garante o cumprimento das exigências legais.
O analista de licitações pode trabalhar em empresas privadas que fornecem produtos ou serviços para órgãos públicos.
Também são contratados por escritórios de advocacia, assessorias especializadas e consultorias que atendem organizações participantes de licitações.
Além do setor privado, também há demandas em entidades do terceiro setor e cooperativas.
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Embora não haja uma trajetória acadêmica específica, é recomendável que o analista de licitações conclua a formação em Administração, Direito, Contabilidade ou áreas afins.
Ele também deve conhecer a Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e dominar os regulamentos que regem o setor público, como pregões eletrônicos e sistemas como o Compras.gov.br.
A prática no setor também contribui para o domínio da função, especialmente no que diz respeito ao manuseio de portais e na comunicação com pregoeiros e comissões de licitação.

Ser formado ou não... eis a questão?
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